Cáritas Coimbra discute na Comissão Europeia os desafios societais em tecnologias e saúde

A Cáritas Diocesana de Coimbra esteve ontem na Comissão Europeia a apresentar e discutir as suas perspetivas sobre os desafios societais que não se podem esquecer no uso de tecnologias e recolha de big data, no âmbito da saúde e do eHealth.

Durante a Conferência de Parceiros do Parceria Europeia de Inovação para o Envelhecimento Ativo e Saudável (EIP-AHA), Carina Dantas, do Departamento de Inovação da Cáritas Coimbra, foi uma das oradoras convidadas no Painel Plenário “Acelerar a investigação baseada na recolha de dados e a medicina personalizada para um envelhecimento mais ativo e saudável”, que juntou cerca de 700 pessoas a discutir o futuro do apoio aos adultos mais velhos – pode ver o vídeo da sessão em https://youtu.be/MUZAXleGBZQ.

Os principais pontos advogados pela Cáritas foram a premência do investimento na maior literacia digital e de saúde da população, para que as pessoas possam escolher as melhores formas de prevenção e tratamento ao longo do seu percurso de vida; a garantia de que as pessoas com menos recursos financeiros têm acesso garantido aos melhores cuidados de saúde, reduzindo as desigualdades no acesso aos serviços público e privado; a enorme necessidade de garantir que os princípios éticos e morais são perfeitamente assegurados quando se recolhem dados pessoais e de saúde para efeitos de investigação médica, por forma a evitar a sua má utilização para fins comerciais ou de ganho financeiro.

A Conferência de Parceiros do EIP-AHA é dedicada a rever os planos de ação dos Grupos de Ação e da Rede Colaborativa de Sites de Referência, e especialmente como esses planos estão alinhados com as atividades políticas da Comissão Europeia, nomeadamente a “Transformação de Saúde e Cuidados no Mercado Único Digital”. Este evento contará com o Comissário Andriukaitis (Saúde e Segurança Alimentar) e Diretor Geral da DG Connect, Roberto Viola – https://ec.europa.eu/digital-single-market/en/news/conference-partners-european-innovation-partnership-active-and-healthy-ageing-2