Caracterização da população de utentes na área da toxicodependência
Caracterização da população de utentes na área da toxicodependência
Conscientes das mudanças de natureza diversa da população que recorre aos equipamentos da área da toxicodependência, revelou-se pertinente auscultar junto da mesma as diferentes variáveis que caracterizam estas oscilações.
Na sequência da referida intenção, procedeu-se à estruturação de uma caracterização quantitativa de natureza sociodemográfica tendo como amostra a população-utente dos serviços da Cáritas Diocesana de Coimbra, no período de 5 a 29 de fevereiro de 2016.
Foram passados 153 questionários, constatando-se a prevalência do género masculino (85,62%) e em idade ativa (40-49 anos 29,41%); no que diz respeito ao padrão de escolaridade salienta-se a prevalência do 2º ciclo do ensino básico (29,41%). Verifica-se a especial vulnerabilidade face a um conjunto de problemáticas que, de forma cumulativa, evidencia a fragilidade a que estão particularmente sujeitos: o desemprego (75,16%) e a ausência de apoio familiar (46;41%).
À semelhança de qualquer caracterização sistemática, os equipamentos da área da toxicodependência da Cáritas Coimbra encontram-se a rever e a reformular o instrumento adotado para a recolha de dados, no sentido de esclarecer alguns aspetos considerados de relevo e passíveis de maior esclarecimento, que se prendem com a saúde, intervenção terapêutica e o padrão de consumo, tendo como objetivo consolidar a identificação da área de intervenção, reforçando o modelo colaborativo das respostas sociais.
Consulte o estudo completo AQUI
Deixe uma resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.