Caracterização da população de utentes na área da toxicodependência

Conscientes das mudanças de natureza diversa da população que recorre aos equipamentos da área da toxicodependência, revelou-se pertinente auscultar junto da mesma as diferentes variáveis que caracterizam estas oscilações.

Na sequência da referida intenção, procedeu-se à estruturação de uma caracterização quantitativa de natureza sociodemográfica tendo como amostra a população-utente dos serviços da Cáritas Diocesana de Coimbra, no período de 5 a 29 de fevereiro de 2016.

Foram passados 153 questionários, constatando-se a prevalência do género masculino (85,62%) e em idade ativa (40-49 anos 29,41%); no que diz respeito ao padrão de escolaridade salienta-se a prevalência do 2º ciclo do ensino básico (29,41%). Verifica-se a especial vulnerabilidade face a um conjunto de problemáticas que, de forma cumulativa, evidencia a fragilidade a que estão particularmente sujeitos: o desemprego (75,16%) e a ausência de apoio familiar (46;41%).

À semelhança de qualquer caracterização sistemática, os equipamentos da área da toxicodependência da Cáritas Coimbra encontram-se a rever e a reformular o instrumento adotado para a recolha de dados, no sentido de esclarecer alguns aspetos considerados de relevo e passíveis de maior esclarecimento, que se prendem com a saúde, intervenção terapêutica e o padrão de consumo, tendo como objetivo consolidar a identificação da área de intervenção, reforçando o modelo colaborativo das respostas sociais.

Consulte o estudo completo AQUI