Cáritas Coimbra | Conferância International Enfrentar o Desafio do Envelhecimento da População | Nápoles, Itália
Cáritas Coimbra | Conferância International Enfrentar o Desafio do Envelhecimento da População | Nápoles, Itália
O Convénio Europeu para as Alterações Demográficas foi convidado a partilhar a sua estrutura e a estabelecer redes para escalar ambientes favoráveis a todas as idades por toda a Europa, a 13 de Outubro.
Cáritas Coimbra | Conferância International Enfrentar o Desafio do Envelhecimento da População | Nápoles, Itália
O Convénio Europeu para as Alterações Demográficas foi convidado a partilhar a sua estrutura e a estabelecer redes para escalar ambientes favoráveis a todas as idades por toda a Europa, a 13 de Outubro, em Nápoles, Itália.
O Hospital Universitário Federico II e a Região da Campania (Itália) organizaram a Conferência Enfrentar o Desafio do Envelhecimento da População, com o objectivo de integrar as boas práticas desenvolvidas nas Regiões Europeias no contexto do envelhecimento activo e saudável (AHA).
O Convénio foi apresentado por uma das suas Vice-Presidentes, Carina Dantas (Cáritas Coimbra), que explicou as razões pelas quais esta organização foi criada e o potencial que tem para expandir a disseminação e ligação das melhores práticas em AHA existentes em toda a Europa.
Carina Dantas também apresentou projetos que estão a ser desenvolvidos na Cáritas Coimbra – projeto GrowMeUp e projeto IdoVis – como práticas interessantes que podem ser ampliadas para outras regiões da Europa.
O GrowMeUp é um projecto europeu financiado pelo H2020 PHC-19-2014 “Avançando o envelhecimento ativo e saudável com TIC: robótica em ambientes de vida assistida” coordenado pela Universidade de Coimbra e inclui um consórcio formado por oito parceiros de 6 países da UE: Portugal, Suíça, Países Baixos, Chipre, Espanha e França. Proporciona uma resposta ao desafio das mudanças demográficas, com um sistema robótico de custo acessível, capaz de aprender as necessidades e hábitos das pessoas idosas ao longo do tempo e melhorar (“crescer”) as suas funcionalidades para compensar a degradação do idoso, bem como apoiá-lo para permanecer mais ativo, independente e socialmente envolvido, na realização de sua vida diária em casa.
IdoVis é um projeto não financiado que terminou sua fase piloto em julho de 2016 e que criou um grupo de idosos autónomos que visita outros idosos sem rede de apoio e que não são independentes no desenvolvimento de suas atividades diárias.
A saúde em todas as políticas estabelece uma ponte sobre as tecnologias, a aprendizagem ao longo da vida e o turismo amigo da idade, no esforço de transformar o desafio do envelhecimento da população numa oportunidade de crescimento e desenvolvimento, aproveitando as abordagens inovadoras. O envelhecimento bem sucedido requer uma abordagem multidimensional e multidisciplinar, onde as partes interessadas nos níveis local, nacional e internacional alinham seus esforços.
Reunindo decisores entre si e autoridades públicas com profissionais e cidadãos, a conferência foi capaz de facilitar a exploração das boas práticas disponíveis nos diferentes domínios que influenciam o envelhecimento saudável com uma abordagem de ciclo de vida, que gera oportunidades para o desenvolvimento local da Silver Economy.
Deixe uma resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.