Cáritas Coimbra apresenta GrowMeUp na Jornada Por um Envelhecimento Positivo

Enquadrada no 3º painel, cujo objetivo era dar a conhecer as Boas Práticas da região, a Carina Dantas apresentou o projeto GrowMeUp, alinhado com a estratégia institucional da Cáritas Coimbra para um Envelhecimento Ativo e Saudável.

Cáritas Coimbra apresenta GrowMeUp na Jornada Por um Envelhecimento Positivo

A Cáritas Diocesana de Coimbra participou na 1ª Jornada da APRe! – Por um Envelhecimento Positivo – que teve lugar em Coimbra |Tertúlia eventos, no passado dia 10 de novembro.

Para além da descrição do projeto e seus objetivos, referiu-se também a necessidade de uma maior participação das pessoas idosas no desenho de soluções para as problemáticas do Envelhecimento, por forma a que estas sejam ajustadas às suas reais necessidades e não se esgotem em soluções temporárias e de curta duração. O público presente foi extremamente participativo e muito recetivo às novas tecnologias, robótica e outras soluções inovadoras.

O GrowMeUp é um projeto tecnológico cujo principal objetivo é aperfeiçoar e testar um robô inovador, o GrowMu, que irá apoiar pessoas com mais de 65 anos nas suas atividades diárias. Este projeto é cofinanciado pela União Europeia, no âmbito do programa de financiamento Horizonte 2020. Estão envolvidos oito parceiros de seis países diferentes, liderados pela Universidade de Coimbra e que irão cooperar no desenvolvimento do sistema.

A organização do evento a cargo do Observatório do Envelhecimento da APRe! foi exemplar, culminando num espaço de debate com muito interesse que para profissionais, quer para outros interessados.

Pode ver o resumo do evento AQUI e fotos nos links FOTOS1, FOTOS2 e FOTOS3.