Notícias

Cáritas Coimbra | Conferância International Enfrentar o Desafio do Envelhecimento da População | Nápoles, Itália

Cáritas Coimbra | Conferância International Enfrentar o Desafio do Envelhecimento da População | Nápoles, Itália

O Convénio Europeu para as Alterações Demográficas foi convidado a partilhar a sua estrutura e a estabelecer redes para escalar ambientes favoráveis a todas as idades por toda a Europa, a 13 de Outubro.


Cáritas Coimbra | Conferância International Enfrentar o Desafio do Envelhecimento da População | Nápoles, Itália

O Convénio Europeu para as Alterações Demográficas foi convidado a partilhar a sua estrutura e a estabelecer redes para escalar ambientes favoráveis a todas as idades por toda a Europa, a 13 de Outubro, em Nápoles, Itália.

O Hospital Universitário Federico II e a Região da Campania (Itália) organizaram a Conferência Enfrentar o Desafio do Envelhecimento da População, com o objectivo de integrar as boas práticas desenvolvidas nas Regiões Europeias no contexto do envelhecimento activo e saudável (AHA).

O Convénio foi apresentado por uma das suas Vice-Presidentes, Carina Dantas (Cáritas Coimbra), que explicou as razões pelas quais esta organização foi criada e o potencial que tem para expandir a disseminação e ligação das melhores práticas em AHA existentes em toda a Europa.

Carina Dantas também apresentou projetos que estão a ser desenvolvidos na Cáritas Coimbra – projeto GrowMeUp e projeto IdoVis – como práticas interessantes que podem ser ampliadas para outras regiões da Europa.

O GrowMeUp é um projecto europeu financiado pelo H2020 PHC-19-2014 “Avançando o envelhecimento ativo e saudável com TIC: robótica em ambientes de vida assistida” coordenado pela Universidade de Coimbra e inclui um consórcio formado por oito parceiros de 6 países da UE: Portugal, Suíça, Países Baixos, Chipre, Espanha e França. Proporciona uma resposta ao desafio das mudanças demográficas, com um sistema robótico de custo acessível, capaz de aprender as necessidades e hábitos das pessoas idosas ao longo do tempo e melhorar (“crescer”) as suas funcionalidades para compensar a degradação do idoso, bem como apoiá-lo para permanecer mais ativo, independente e socialmente envolvido, na realização de sua vida diária em casa.

IdoVis é um projeto não financiado que terminou sua fase piloto em julho de 2016 e que criou um grupo de idosos autónomos que visita outros idosos sem rede de apoio e que não são independentes no desenvolvimento de suas atividades diárias.

A saúde em todas as políticas estabelece uma ponte sobre as tecnologias, a aprendizagem ao longo da vida e o turismo amigo da idade, no esforço de transformar o desafio do envelhecimento da população numa oportunidade de crescimento e desenvolvimento, aproveitando as abordagens inovadoras. O envelhecimento bem sucedido requer uma abordagem multidimensional e multidisciplinar, onde as partes interessadas nos níveis local, nacional e internacional alinham seus esforços.

Reunindo decisores entre si e autoridades públicas com profissionais e cidadãos, a conferência foi capaz de facilitar a exploração das boas práticas disponíveis nos diferentes domínios que influenciam o envelhecimento saudável com uma abordagem de ciclo de vida, que gera oportunidades para o desenvolvimento local da Silver Economy.



Partilhar:

Deixe uma resposta

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional