Cáritas de Coimbra: Mensagem da Páscoa

“Boa tarde,

Espero que esteja tudo bem convosco. A minha mensagem da Páscoa seria muito diferente se estivesse convosco. Seria uma mensagem também muito diferente se estivéssemos noutro contexto, mas tal como em outras semanas não podia deixar de vos deixar uma palavra, a todos vós, colegas, que comigo e com toda a estrutura vão fazendo e levando a bom porto toda a missão que nos é confiada, e de uma forma muito particular a cada um de vós que é utente, suas famílias e às nossas comunidades.

Uma palavra para lembrar hoje duas figuras. A primeira figura é a de Simão de Cirene. Simão de Cirene vinha do seu trabalho quando Jesus carregava a sua Cruz para o Calvário. É nessa circunstância que Simão é interpelado para levar a Cruz de Jesus e fá-lo. Fá-lo com determinação. Fá-lo mesmo sem compreender todo o mistério que estava nas suas mãos. Hoje, somos nós, aqueles que são convidados, aqueles a quem é pedido que levem a Cruz de homens e mulheres que sofrem e principalmente os mais frágeis. Hoje, por isso, dou graças a Deus por cada um de vós, colegas, e Lhe peço que vos anime a levar bem esta Cruz. E a levá-la com dignidade, com leveza e a levá-la com a grandeza de que conquistamos agora, com os nossos gestos, com a nossa dedicação, um pedacinho de Céu. Não só o nosso, mas daqueles que nos são confiados.

As segundas figuras são os Discípulos de Emaús. A certa altura, já depois da Páscoa, Jesus ressuscitado coloca-se a caminho com dois homens, que iam a caminho da sua casa. No final do caminho pede-lhes para comer a Páscoa com eles, para cear com eles. É nesse episódio que se revela ao partir do Pão. Jesus quer comer a sua Páscoa connosco e fazer da sua Páscoa a nossa Páscoa, um tempo de esperança e de confiança, porque Ele está connosco. Ele ressuscita para nossa salvação.

Hoje, envio-vos um abraço de Santa e Feliz Páscoa. Um abraço que leva a esperança e a confiança de que juntos vamos ultrapassar este tempo. Leva a esperança e a confiança de que não o fazemos se não por Deus e com Deus para que passado este Calvário possamos estar novamente juntos e abraçarmo-nos com toda a generosidade com que sempre o fizemos, em cada gesto e em cada atitude.

Desejo a todos vós uma Santa e Feliz Páscoa. Rezem uns pelos outros. Rezem também por mim e por toda a estrutura Cáritas e rezem por este Mundo, para que ele possa sobreviver, mas mais do que sobreviver, possa levantar-se mais fortalecido para estes tempos que são os nossos. Estes tempos que Deus ama, tal como amou outros, por isso, uma Santa e Feliz Páscoa para vós e para os vossos. Obrigado.”

Mensagem do Presidente da Cáritas Diocesana de Coimbra,

Pe. Luís Costa