Cáritas Coimbra liderou o User Advisory Board do Projeto DAPAS
O projeto DAPAS visa fornecer uma solução inovadora, baseada nas necessidades das pessoas mais velhas e dos seus cuidadores. A Cáritas Diocesana de Coimbra tem como papel desenvolver o piloto português, em que testará com 40 utentes a eficiência e aceitação do sistema DAPAS e, ainda, tem como função organizar e liderar as reuniões do User Advisory Board (Conselho Consultivo de Utilizadores). A última reunião aconteceu de forma remota, devido às restrições impostas pela pandemia COVID-19 e foi presidida pela Diretora do Departamento de Inovação, Carina Dantas.
O Conselho reuniu-se para analisar os novos documentos que serão apresentados aos participantes do projeto, como o manual da versão value e as instruções para instalação plug and play. Foram também discutidos os desafios para o piloto e para a proteção dos participantes considerando a nova vaga da pandemia de COVID-19 que assola a Europa.
No final da reunião, o Conselho deliberou algumas alternativas para o projeto e publicou também um manifesto no qual destaca a necessidade de proteção das pessoas mais velhas, a sua dignidade e bem-estar durante este período de pandemia e em virtude das restrições que ela coloca, nos seguintes termos: “(…) Os parceiros, especialistas externos e representantes dos utilizadores finais estão empenhados em encontrar as melhores soluções possíveis para obter resultados significativos do DAPAS, mas a sua primeira prioridade é proteger os adultos mais velhos.”
O Conselho tem planeada a próxima reunião antes da entrega das versões premium para os participantes, ainda sem data específica.