Inovação da Cáritas de Coimbra reúne para preparar a implementação de piloto de larga escala em Portugal

O Departamento de Inovação da Cáritas Diocesana de Coimbra voltou a reunir, no passado dia 31 de maio, para discutir a implementação do piloto do projeto ValueCare.

Aprovado no âmbito do programa H2020, o ValueCare pretende disponibilizar uma solução digital ao nível dos cuidados sociais e de saúde integrados e eficientes, dirigida à melhoria da qualidade de vida das pessoas mais velhas (com declínio cognitivo, condições de fragilidade ou múltiplas comorbilidades), bem como dos seus cuidadores formais e informais. Para garantir a sua eficiência, a solução digital vai ser testada e avaliada através de 7 pilotos de larga escala na Europa (Portugal, Itália, Grécia, Espanha, Croácia, Holanda, Irlanda). O consórcio do projeto é composto por 17 entidades de 8 países da União Europeia, sob a coordenação do Erasmus Medical Centre.

A Cáritas de Coimbra é a entidade responsável pela implementação e teste do piloto em Portugal, dedicado ao risco de isolamento social das pessoas mais velhas. Este piloto irá envolver cerca de 240 participantes, entre grupos de intervenção e de controlo, pelo que se torna fundamental a realização destas reuniões de planeamento. Muitas destas sessões contam também com a presença de representantes dos Lares, Centros de Dia e ERPIs da instituição, uma vez que estes equipamentos vão receber o piloto para testar ao longo de um ano. Assim, além de contribuírem para a organização desta implementação, têm uma formação contínua sobre a solução ValueCare.

O piloto arranca já este mês, visando, essencialmente, consolidar o ecossistema local e comunitário de atores em torno destas pessoas mais velhas, assegurar que nenhuma delas é negligenciada em relação ao apoio necessário (nas áreas social e da saúde) e explorar o potencial da tecnologia ValueCare no reforço e eficiência da comunicação entre cuidadores formais e informais (nos setores social e da saúde) de adultos mais velhos.