Cáritas de Coimbra reúne com consórcio do projeto ValueCare na Croácia

Nos dias 8 e 9 de junho, a Cáritas Diocesana de Coimbra, representada por Bruna Franceschini do Departamento de Inovação, esteve presente na reunião de consórcio do projeto ValueCare, em formato híbrido, em Opatija, na Croácia.

O encontro serviu essencialmente para discutir e avaliar os desenvolvimentos do projeto. Cada parceiro partilhou as tarefas por si realizadas e, no final, houve espaço para debater os próximos passos a dar. Esta reunião foi bastante importante, pois o projeto encontra-se a iniciar a fase de implementação do piloto tecnológico de larga escala. A Cáritas Diocesana de Coimbra é a entidade responsável pelo piloto português, que envolve a participação de 240 pessoas.

Além do piloto em Portugal, existem outros 6 na Europa, nomeadamente nos Países Baixos, Itália, Grécia, Espanha, Croácia e Irlanda. Através destes, será possível avaliar a eficiência da solução digital do ValueCare, que se pretende robusta, segura e ampliável. Nesse sentido, a tecnologia vai ser testada ao longo de 1 ano diretamente com os potenciais utilizadores finais.

O modelo-base desta tecnologia consiste em cuidados assentes no valor gerado e permitirá a criação de um Plano Individual de Cuidados, monitorizado com apoio da solução ValueCare, nomeadamente ao nível do bem-estar físico, da interação social e familiar e do equilíbrio emocional dos utilizadores finais. O projeto propõe, assim, criar um modelo eficiente de cuidados integrados sociais e de saúde, dirigido à melhoria da qualidade de vida das pessoas mais velhas (e respetivas famílias) afetadas por declínio cognitivo, condições de vulnerabilidade ou múltiplas comorbilidades.

O consórcio do projeto inclui 17 parceiros europeus, sendo financiado pelo Programa Horizonte 2020 da União Europeia, ao abrigo do Acordo de Subvenção n.º 875215, e é coordenado pelo Erasmus Medical Centre (Países Baixos).