Cáritas de Coimbra recebe consórcio de projeto internacional com piloto de larga escala
No último dia 21 de junho, a Cáritas Diocesana de Coimbra recebeu os parceiros internacionais do projeto ValueCare, para que estes pudessem conhecer o contexto em que o piloto de larga escala português está a ser implementado.
A equipa internacional foi representada pelo Erasmus Medical Center, da Holanda, na pessoa do coordenador do projeto Hein Raat e da gestora de projetos Demi Cheng; pela Faculdade de Medicina da Universidade de Rijeka (MEDRI), da Croácia, na pessoa do professor Tomislav Rukavina; e pelo Instituto para Serviços de Internação e Assistência a Idosos (ISRAA), da Itália, nomeadamente pelas psicólogas Stefania Macchione e Sara Ceron.
A visita consistiu numa apresentação geral da estrutura da Cáritas Diocesana de Coimbra, dos seus serviços e das suas valências; numa apresentação dos trabalhos já desenvolvidos pelo Departamento de Inovação da instituição no âmbito do Projeto ValueCare; e, finalmente, numa exposição do Plano de Recrutamento dos participantes do projeto em Coimbra.
Além disso, foi possível o contacto com diversos colaboradores da Cáritas de Coimbra. Por exemplo, Cláudia Neves, Diretora Técnica do Centro Rainha Santa Isabel (CRSI), foi responsável pela apresentação de toda a estrutura do CRSI (Clínica de Medicina Física e Reabilitação, Unidade de Longa Duração e Manutenção, Lar de Grandes Dependentes, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário); Sónia Lopes, Assistente Social e responsável do Centro de Dia e do Serviço de Apoio Domiciliário do CRSI, apresentou as atividades que são rotineiramente desenvolvidas com os utentes no Centro de Dia; e Valquíria Carvalho, Diretora Técnica do Centro Social São Pedro (CSSP) e Lurdes Marques, Animadora Socioeducativa do CSSP, acompanharam a visita ao CSSP no Bairro do Ingote, em Coimbra.
Por meio desse contacto direto, foram realizadas entrevistas, tanto com os participantes do projeto, como com as cuidadoras formais, com o intuito de perceber de que forma o ValueCare pode vir a ser uma mais-valia, de acordo com as especificidades de cada grupo.
Neste dia, foi ainda dado início, formalmente, ao processo de recrutamento de participantes no Centro Social São Pedro com a entrega dos tablets em que a aplicação ValueCare será testada.
A equipa do Departamento de Inovação da Cáritas de Coimbra que levou a cabo esta reunião internacional foi: Bruna Franceschini (gestora do Projeto ValueCare), Andrea Campos e Elisabete Pitarma (membros da equipa técnica do Projeto); Maria Inês Santos (responsável pela disseminação do Projeto).
O projeto ValueCare inaugura por se configurar em um dos maiores pilotos a serem desenvolvidos no âmbito da Cáritas Diocesana de Coimbra e, assim, contribui para a inclusão digital e para a literacia digital, voltada ao bem-estar; para trazer soluções tecnológicas a favor do envelhecimento ativo e saudável, bem como soluções práticas para aliviar e otimizar as atividades e rotinas ligadas ao cuidado.
O modelo-base desta tecnologia consiste em cuidados assentes no valor gerado e permitirá a criação de um Plano Individual de Cuidados, monitorizado com apoio da solução ValueCare, nomeadamente ao nível do bem-estar físico, da interação social e familiar e do equilíbrio emocional dos utilizadores finais. O projeto propõe, assim, criar um modelo eficiente de cuidados integrados sociais e de saúde, dirigido à melhoria da qualidade de vida das pessoas mais velhas (e respetivas famílias) afetadas por declínio cognitivo, condições de vulnerabilidade ou múltiplas comorbilidades.
O consórcio do projeto inclui 17 parceiros europeus, sendo financiado pelo Programa Horizonte 2020 da União Europeia, ao abrigo do Acordo de Subvenção n.º 875215, e é coordenado pelo Erasmus Medical Centre (Holanda).