Cáritas Coimbra participou nas celebrações hindus na Marinha das Ondas

A Cáritas Diocesana de Coimbra, através do seu Centro Nossa Sra. da Boa Viagem e do seu projeto Sem Diferenças E8G, tem vindo a acompanhar as dezenas de imigrantes que continuam a chegar à Marinha das Ondas para trabalhar nas empresas circundantes. A comunidade nepalesa tem uma grande expressão nesta população e nos últimos anos têm sido feitos vários esforços para a sua integração. As escolas do concelho contam já com a frequência de cerca de cem crianças nepalesas.

Neste sentido, e com o mesmo espírito vivido no Nepal, o Grupo Nepal e Portugal Cultural com a colaboração do Projeto Sem Diferenças E8G da Cáritas Coimbra, organizaram as celebrações do TEEJ, um festival muito importante para a comunidade hindu e que decorreu durante toda a tarde do dia 17 de setembro, no Grupo Nepal e Portugal Cultural com a colaboração do Projeto Sem Diferenças E8G.

No Nepal, o festival Teej é especialmente vivido pelas mulheres, que nele celebram a felicidade do casamento, a prosperidade e os valores da família. Durante as festividades, as mulheres visitam templos para orarem pelo bem-estar dos seus maridos e filhos e pela purificação de sua própria alma. Vestem-se de roupas vermelhas, cor tradicionalmente usada pelas noivas no Nepal e que simboliza também poder. Neste dia, todas as mulheres vestem as suas melhores roupas – sári vermelho com ornamentos de ouro e colares compridos verdes. Há um espírito festivo ao redor dos templos e as mulheres cantam, dançam e celebram.

Estiveram reunidas cerca de 250 pessoas e, além da comunidade nepalesa, estiveram presentes portugueses residentes no concelho da Figueira da Foz e que quiserem conhecer não só as festividades TEEJ mas também a gastronomia e a cultura. Marcaram presença o Presidente da Cáritas de Coimbra – Professor Doutor Manuel Antunes; a vereadora da ação social do Município da Figueira da Foz – Dra. Olga Brás, o tesoureiro da Junta de Freguesia da Marinha das Ondas – Sr. Armando, o pároco da Marinha das Ondas – Pe. Paulo e ainda uma representante do Centro de Saúde da Marinha das Ondas – D. Branca.

A Cáritas de Coimbra, através do seu Projeto Sem Diferenças E8G, tem realizado um trabalho de intervenção e proximidade com as comunidades migrantes, promovendo a integração social das comunidades migrantes numa sociedade mais igualitária e sem estereótipos.