Cáritas Coimbra partilha ideias sobre a SHAFE e Turismo de Saúde | Nápoles – 15 a 16 de outubro de 2018

A Cáritas Diocesana de Coimbra, representada por Carina Dantas, foi convidada pela Campania Reference Site, em colaboração com o Programa Italiano do Ministério da Saúde para a Internacionalização dos Sistemas Regionais de Saúde (PROMIS), para participar como oradora na International Conference Health tourism: an opportunity for sustainable development (Conferência Internacional Turismo em saúde: uma oportunidade para o desenvolvimento sustentável), que está a realizar-se em Nápoles, de 15 a 16 de outubro de 2018.

Em fevereiro de 2017, o PROMIS apresentou a primeira versão do Documento de Posicionamento sobre turismo de saúde, que representa uma primeira abordagem compartilhada das recomendações expressas pelo Comitê Europeu de Regiões sobre o turismo “Amigo de todas as idades”. O turismo “para todas as idades” é um exemplo de uma oferta turística inovadora que se esforça para satisfazer as necessidades de saúde de toda a população “viajante”, com uma abordagem integrada e intersetorial que envolve várias organizações que operam em setores como cuidados de saúde, acessibilidade e transporte. Além disso, o Comité das Regiões sublinha a importância dos órgãos de poder local e regional na coordenação de políticas multissectoriais como os transportes, os cuidados de saúde, a assistência social, o planeamento urbano e o desenvolvimento rural em relação à promoção da mobilidade, segurança e acessibilidade dos serviços, incluindo cuidados de saúde e serviços sociais.

Durante o ano de 2018, Cáritas Coimbra e AFEdemy são as Coordenadoras da SHAFE – uma Rede Temática sobre Ambientes Inteligentes, Saudáveis e Amigos de Todas as Idades, aprovada pela Comissão Europeia – que envolve 10 grandes redes europeias e mais de 100 organizações parceiras, trazendo contribuições, comentários e apoio de centenas de partes interessadas em toda a Europa.

O objetivo específico da SHAFE é melhorar os dois aspetos principais dos Ambientes Amigos de Todas as Idades – Locais e Pessoas – na criação de soluções de eHealth e mHealth – especialmente focados em qualidade e custos.

Estes ambientes inteligentes precisam de alinhar o desenvolvimento tecnológico com a indústria da construção civil em termos de políticas e financiamento, a fim de disponibilizar casas inteligentes, acessíveis e de grande dimensão na Europa. Esta ampla adoção pode ser a pedra angular de um sistema de saúde mais eficiente que acrescente melhor qualidade a um menor investimento, em conformidade com a estratégia do Mercado Único Digital.

Carina Dantas participou hoje no workshop para explorar as formas de conexão da Shafe numa ação sistémica no domínio do turismo “saudável”. Em conversa com Maddalena Illario e Jean Busquet, a Cáritas e a Age Platform identificaram áreas de implementação prioritárias que oferecem oportunidades para tirar proveito de experiências validados em contextos regionais, nacionais e internacionais.

O workshop também forneceu uma descrição das iniciativas para promover o turismo amigo de todas as idades e turismo saudável, num esforço para estimular as atividades de geminação entre o EIP on AHA Reference Sites e fortalecer as parcerias entre a RS e a AG.

A Cáritas Coimbra aproveitou este evento para disseminar o projeto DAPAS, respetivas ambições em termos de resultados e de experiências para o utilizador final, bem como, a partilha de experiências e boas práticas entre os parceiros presentes no evento.

A agenda do workshop está disponível em Agenda Conference_Health Tourism_Naples 2018