Cáritas Coimbra vai moderar sessão no Care Workshop da Nortexcel

A Cáritas Diocesana de Coimbra vai estar presente no evento Care Workshop da Nortexcel | Centro de Excelência em Tecnologias Médicas, a realizar no dia 25 de outubro, no Auditório Magno da Escola Superior de Saúde – Politécnico do Porto.

A instituição estará representada por Carina Dantas, Diretora do Departamento de Inovação, que irá moderar a sessão “Novas tecnologias aplicáveis aos cuidados de saúde”.

A NORTEXCEL é uma associação sem fins lucrativos que irá sediar o novo Centro de Excelência em tecnologias médicas na região Norte de Portugal. O centro de excelência propõe um modelo singular de uma “empresa de inovação”  com um papel fundamental na transferência de tecnologia e know-how na região Norte. O novo centro atuará como uma instituição de interface entre a comunidade científica, o tecido empresarial, a indústria, o empreendedorismo, as comunidades iniciantes e o setor público, a fim de construir sinergias e pontes de cooperação com vista ao desenvolvimento de dispositivos da área médica, saúde e bem estar.

Uma das iniciativas lançadas neste âmbito é o MED-IDEAS, um concurso de projetos Inovadores. Esta iniciativa constitui uma ocasião para refletir sobre os desafios, barreiras e soluções possíveis para o desenvolvimento da área da prestação de cuidados, com o objetivo de promover o desenvolvimento de ideias inovadoras para o desenvolvimento de tecnologias médicas, dispositivos médicos e/ou outras tecnologias semelhantes com potencial de crescimento e criação de valor na economia da região Norte de Portugal. Os projetos são de desenvolvimento aplicado para poderem chegar rapidamente ao mercado. As áreas estratégicas identificadas são as de Care, Cancer e Cardio.

No workshop do próximo dia 25 o tema em discussão será o Care, o que releva a pertinência da presença da Cáritas de Coimbra no evento e uma boa oportunidade para discutir e disseminar outros projetos relevantes como o DAPAS.

A Cáritas de Coimbra e várias organizações da Região Norte, como a INOVA, um dos membros fundadores do Nortexcel têm vindo a trabalhar conjuntamente em diversas iniciativas que têm em vista a promoção a promoção de uma colaboração ativa entre a investigação/academia, autoridades públicas, empresas e sociedade civil/cidadãos, com o objetivo de abordar e encontrar soluções comuns para os desafios nacionais trazidos pelas alterações demográficas, como é o caso da Rede Portuguesa Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis – https://caritascoimbra.pt/rede-portuguesa/sobre-a-rede/