Cáritas Diocesana de Portalegre – Castelo Branco

A Cáritas Diocesana de Portalegre – Castelo Branco é um serviço da Igreja Diocesana destinado à promoção e exercício da sua acção social.

Foi canonicamente erecta pelo Ordinário Diocesano em 22-11-1976, mediante aprovação dos seus estatutos.

A Cáritas Diocesana desenvolve a sua acção na área geográfica da Diocese de Portalegre – Castelo Branco (Concelhos da zona norte do Distrito de Portalegre, Distrito de Castelo Branco e concelhos da zona norte do Distrito de Santarém), estando sedeada na cidade de Portalegre.

A Cáritas iniciou a sua acção com medidas de carácter assistencial, como forma de responder às situações de pobreza provocadas, a partir do final da 2.ª Guerra Mundial, apesar de Portugal não ter participado no esforço de Guerra e das sequelas deixadas pela Guerra Civil Espanhola, nesta região de fronteira. A Cáritas distribuía bens alimentares provenientes do “Plano Marshal” que os Estados Unidos da América criaram para a reconstrução da Europa e para dar respostas sociais, sobretudo de carácter alimentar.

Com o aparecimento de novas formas de pobreza, a Cáritas Diocesana evoluiu, mantendo a Assistência sempre necessária, sobretudo nos tempos de crise que hoje vivemos; o Desenvolvimento solidário, integral e personalizado; a Promoção social, visando a superação e prevenção da dependência e o reforço da autonomia pessoal; a transformação social em profundidade, especialmente nos domínios das relações dos valores e do ambiente.

Hoje, a Cáritas Diocesana organizou-se internamente, desenvolvendo um Sistema de Gestão da Qualidade; criou Departamentos para organizar as respostas; instituiu um Conselho Consultivo de apoio à Direcção; Nomeou Delegados Arciprestais que fazem a ponte entre a Direcção e as Comunidades Paroquiais. Estabeleceu Parcerias Institucionais para desenvolver diversos Projectos, nas áreas do Voluntariado, dos Imigrantes e das diversas respostas sociais.

Portalegre, Portugal