Convénio Europeu para as Alterações Demográficas

Cáritas de Coimbra faz parte do Convénio Europeu para as Alterações Demográficas

A Cáritas de Coimbra faz parte do Convénio Europeu para as Alterações Demográficas.

O Convénio Europeu para as Alterações Demográficas foi lançado a 7 de Dezembro de 2015, no Comité das Regiões (CR), em Bruxelas, na presença de Markku Markkula,  presidente do CR. Desde então, 112 autoridades públicas, organizações e empresas da sociedade civil, provenientes de 23 países, já fazem parte desta organização. Entre eles, contam-se 44 autoridades públicas nacionais, regionais ou locais. 68 dos membros estiveram presentes ou representados no cartório, em Bruxelas, a 29 de janeiro e assinaram os seus Estatutos como membros fundadores.

O Convénio é agora uma organização internacional sem fins lucrativos, criada nos termos do direito belga, que funcionará em estreita cooperação com a Organização Mundial de Saúde – Network of Age-Friendly Cities and Communities.

Os membros fundadores do Convénio elegeram as seguintes pessoas para compor o primeiro Conselho de Administração:

> Presidente: Furio Honsell, Presidente da Câmara da cidade de Udine,

> Primeiro Vice-Presidente: Joan Martin, Chefe do Executivo, Conselho do Condado de Louth, Ireland

> Segundo Vice-Presidente: Carina Dantas, SHINE2 Europe, Portugal

> Secretário Geral: Anne-Sophie Parent, Secretária-Geral da Plataforma AGE Europa, Bélgica

Diretores:

> Mikko Aaltonen, Vice-Presidente da Câmara da cidade de Tampere, Finlândia

> Rodd Bond, Membro do Comitê Executivo Friendly-Age da Irlanda, Irlanda

> Antonia Caro-Gonzalez, Diretora do Office Project Research International, Universidade de Deusto, Espanha

> Deputada Elena Curtopassi, representante da Rede ENSA na região de Veneto, Itália

> Mireia Ferri, Investigador do Polibienestar, Espanha

> Chiara Giovannini, Senior Manager da ANEC, Bélgica

> Dianne Gove, Diretora de Projetos, Alzheimer Europe, Luxemburgo

> Brendan John Kenny, Vice-Presidente Executivo da Câmara Municipal de Dublin, Director e Presidente do Friendly-Age Irlanda

> Martin Polenz, Líder do Unit “Zukunft Alter” (Future of Ageing), Cidade de Arnsberg, Alemanha

> Chariklia Tziraki, Membro do Conselho de Administração da Alzheimer Heraklion, Grécia

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), ambientes físicos e sociais são os principais determinantes para as pessoas se poderem manter saudáveis, independentes e autónomas por muito tempo, durante o seu processo de envelhecimento. A criação de ambientes amigos dos idosos é, portanto, uma das abordagens mais eficazes para responder às alterações demográficas.

O Convénio foi criado na sequência da Rede Temática AFE-INNOVNET. Com o apoio do Programa Europeu para as TIC e da Parceria Europeia de Inovação sobre Envelhecimento Ativo e Saudável, a Rede Temática AFE-INNOVNET mobilizou 351 autoridades públicas, organizações da sociedade civil, universidades, centros de investigação e empresas em toda a Europa e desenvolveu uma série de ferramentas destinadas a auxiliar as autoridades públicas a adaptarem os seus ambientes físicos e sociais para o envelhecimento da população, incluindo um guia sobre como envolver os idosos na conceção e monitorização das suas iniciativas amigas dos idosos, bem como uma avaliação de impacto do enquadramento para essas iniciativas.

Mais importante ainda, o objetivo primordial da AFE-INNOVNET era lançar o Convénio Europeu para as Alterações Demográficas, ou seja, uma plataforma política e técnica sustentável, que agora vai reunir autoridades nacionais, regionais e locais públicos, bem como organizações da sociedade civil, interessados em promover ambientes amigos dos idosos como uma resposta à mudança demográfica da Europa.

Nesta ocasião, Furio Honsell, recém-eleito presidente da Aliança, declarou: “É um privilégio ter sido eleito presidente do Convénio Europeu para as Alterações Demográficas. Penso que a assinatura oficial dos Estatutos do Convénio por um grande grupo de autoridades públicas, organizações da sociedade civil, centros de pesquisa e indústrias mostra um grande interesse em toda a UE para trabalhar em conjunto para promover o envelhecimento ativo e saudável, melhorar o bem-estar e saúde e combater o isolamento, inclusive para aqueles que sofrem de declínio cognitivo e seus cuidadores. Abordar a questão da evolução demográfica é um dos maiores e mais importantes desafios para as autoridades públicas europeias, os cidadãos e os agentes económicos e, por essa razão, considero que isto é uma grande honra, mas também uma tarefa de enorme importância e impacto e uma contribuição real que a Europa pode fazer para o bem-estar de todo o mundo.”

Ao aderir ao Convénio, os interessados irão posicionar-se na linha da frente no combate ao envelhecimento da população, beneficiando de uma ampla gama de oportunidades de aprendizagem mútua e de parceria, várias ferramentas para implementar e avaliar o impacto de suas iniciativas amigas do idoso, liderando o caminho para ajudar a Europa a tornar-se mais amiga do idoso.

O Convénio está aberto a todas as autoridades públicas e organizações legalmente estabelecidas com base na UE e países associados que operam no domínio dos ambientes amigáveis aos idosos. Leia mais sobre o Convénio aqui.

Para obter mais informações, visite www.agefriendlyeurope.org, siga no Twitter e no LinkedInAgeFriendlyEU “Convénio Europeu para as Alterações Demográficas”, ou entre em contacto com Julia Wadoux, Coordenador AFE-INNOVNET, por email julia.wadoux[at]age-platform.eu ou por telefone +32.2.280.14.70.


NOTÍCIAS:

Cáritas Coimbra reeleita por mais 3 anos para a Vice-Presidência do Convénio Europeu para as Alterações Demográficas


PUBLICAÇÕES NA IMPRENSA | 2019

Cáritas reforça posição em convénio europeu | 7 fevereiro | Diário As Beiras

Partilhar:
Comentários estão fechados...

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional