Cáritas Coimbra reeleita por mais 3 anos para a Vice-Presidência do Convénio Europeu para as Alterações Demográficas

A Cáritas Diocesana de Coimbra tem vindo nos últimos anos, para além dos serviços que presta, a apostar em duas áreas: investigação de possíveis soluções inovadoras e influência nas políticas na área das alterações demográficas, valorizando a aprendizagem e troca de experiências através de redes nacionais e internacionais.

Na área da investigação, a Cáritas Coimbra tem em curso em 2019 sete projetos recentes, financiados pela Comissão Europeia no âmbito do programa H2020, pelo Programa AAL/FCT, Erasmus+ e BPI Séniores.

• O projeto Smartwork, que visa desenhar, realizar e testar ambientes de vida e trabalho mais amigáveis para as pessoas mais velhas.
  • O Jumpair visa testar um novo produto para prevenir e tratar úlceras de pressão.
  • O projeto Lifebots Exchange visa aumentar a colaboração internacional, interdisciplinar e intersectorial na área da tecnologia robótica social de cuidados de saúde, através do intercâmbio de colaboradores entre entidades envolvidas neste projeto Marie Curie, também da Comissão Europeia.
  • O DAPAS ambiciona desenvolver soluções inovadoras e centralizadas na pessoa mais velha e na sua rede de cuidadores, ao trazer produtos bem sucedidos em projetos passados, provenientes de diferentes empresas e países, tais como: Emma, DALIA, zocaalo, kwido e RelaxedCare, e integrando‐os numa solução única, que possa ser distribuída em larga escala, com vista a melhorar a qualidade de vida de ainda mais pessoas.
  • O Toilet4me visa a promoção da autonomia de cidadãos mais velhos através de uma investigação sobre a pertinência de instalações sanitárias adaptadas em espaços públicos e semi-públicos
  • O projeto ReHab pretende testar a realização de reabilitação cognitiva e funcional ao domicílio através de um programa único de instrumentos tradicionais e inovações tecnológicas.
  • O AVIK perspetiva o intercâmbio de competências interculturais e boas práticas para a inclusão social.

Na perspetiva da colaboração, para além da Coordenação da Rede Portuguesa Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis e da Rede Temática SHAFE, a Cáritas Coimbra, enquanto membro fundador do Convénio Europeu para as Alterações Demográficas, vai manter por mais três anos a Vice-Presidência, através de Carina Dantas, e teve eleita uma nova representante para a Board of Directors, Ana Jegundo.

A Cáritas de Coimbra está representada neste Convénio desde 2016. O Convénio é uma organização internacional sem fins lucrativos, criada nos termos do direito belga, que funciona em estreita cooperação com a Organização Mundial de Saúde – Network of Age-Friendly Cities and Communities.

novo Conselho de Administração é agora composto por:

Presidente: Joan Martin, Chefe do Executivo, Conselho do Condado de Louth, Ireland (2º mandato)

Vice-Presidente eleito pelos Membros Efetivos: Sergio Morillo-Corzo, Diretor Geral de Promoção da Autonomia Pessoal do País da Biscaia, Espanha (2º mandato)

Vice-Presidente eleita pelos Membros Ordinários: Carina Dantas, Diretora do Departamento de Inovação da Cáritas de Coimbra, Portugal (2º mandato)

Secretária Geral: Anne-Sophie Parent, Secretária-Geral da Plataforma AGE Europa, Bélgica (2º mandato)

Diretores:

– Antonia Caro-Gonzalez, Diretora do Office Project Research International, Universidade de Deusto, Espanha (2º mandato)

– Mireia Ferri, Investigador do Polibienestar, Espanha (2º mandato)

– Chiara Giovannini, Senior Manager da ANEC, Bélgica  (2º mandato)

– Olivier Guérin, Cidade de Nice, França (1º mandato)

– Ana Jegundo,  Gestora de Projetos, Cáritas Coimbra, Portugal (1º mandato)

– Martin Polenz, Líder do Unit “Zukunft Alter” (Future of Ageing), Cidade de Arnsberg, Alemanha (2º mandato)

– Elise Van Opstal, Cidade de Aalst, Bélgica (1º mandato)

Para além dos objetivos base do Convénio de partilhar boas práticas entre regiões e aumentar as respostas diferenciadas aos desafios demográficos na Europa, o Convénio é agora o detentor dos Silver Economy AWards – SEED Awards – e vai ser responsável por lançar a nova edição dos Prémios em 2019.