ALLright(s)

ALLright(s) – Direitos para tod@s

O Projeto ALLright(s) – Direitos para tod@s tem como objetivo sensibilizar e formar crianças e jovens, desde o ensino pré-escolar até ao ensino secundário, assim como profissionais na área da educação e intervenção social com crianças e jovens, para o conhecimento, compreensão e ativação nas áreas dos direitos humanos, igualdade de género, diversidade e interculturalidade. Terá uma duração de 19 meses.

Tendo em conta o know-how de outros projetos de intervenção, como o Triplo D (projeto reconhecido como uma boa prática, em 2021, pela Organização das Nações Unidas), verifica-se a necessidade de promover o desenvolvimento pessoal e social das crianças e jovens, ao longo de todo o processo educativo. Para além deste grupo-alvo principal, o projeto irá capacitar os profissionais que atuam em áreas da educação e intervenção social com o público infantojuvenil.

O projeto visa promover mudanças de atitudes no público-alvo, estimulando uma educação inclusiva através de disseminação de informações e conhecimentos, permitindo a formação de crianças, jovens e profissionais mais conscientes, responsáveis e ativos no combate à discriminação e violação dos direitos humanos. O projeto assenta em quatro componentes:

Capacitação de profissionais que atuam nas áreas da educação e intervenção social com crianças e jovens. Contará com a participação do European Centre for Women and Technology e a Akto – Direitos Humanos e Democracia, parceiros oficiais do projeto. Dinamização de grupos de discussão/ativação de jovens – Iniciativa “Jovens em Ação”. O objetivo desta componente é potenciar o diálogo sobre a diversidade humana e cultural e os direitos humanos e empoderar os jovens para uma participação mais ativa em ações na escola e comunidade.
Dinamização de oficinas temáticas para crianças e jovens, com o objetivo de sensibilizar e consciencializar no âmbito dos direitos humanos/direitos da criança, igualdade de género, diversidade e interculturalidade. Envolverá os Centros de Atividades de Tempos Livres da Cáritas Diocesana de Coimbra e o Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova, parceiro oficial do projeto. Disseminação do projeto nas suas várias vertentes, elaboração de materiais informativos físicos e digitais, website e um manual de boas práticas. O projeto inclui a monitorização e avaliação, através de uma avaliação externa, que permitirá refletir sobre resultados e lições aprendidas.

Principais tarefas da CDC no projeto:

A Cáritas Diocesana de Coimbra é a entidade promotora, responsável pela gestão e implementação do projeto.

SUMÁRIO DO PROJETO

Nome do Projeto: ALLright(s) – Direitos para tod@s

Acrónimo do Projeto: ALLright(s)

Data de início: 01/06/2022

Data de fim: 31/12/2023

Orçamento Total: 66.666,66€

Nome do promotor/ coordenador: Cáritas Diocesana de Coimbra

Parceiros:

• European Centre for Women and Technology
  • Akto – Direitos Humanos e Democracia
  • Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova

Website: https://allrights.caritascoimbra.pt/

Financiamento do projeto:

O Projeto ALLright(s) – Direitos para tod@s é financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s (2018-2024), no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu – EEA Grants, gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Bissaya Barreto. O Programa pretende contribuir para os objetivos gerais dos EEA Grants em Portugal e para a prossecução do desenvolvimento sustentável e da boa governação. O objetivo primordial é o fortalecimento da sociedade civil e da cidadania ativa e a capacitação de grupos vulneráveis em Portugal.

Notícias:

Notícia lançamento projeto ALLright(s)

Comentários estão fechados...