Triplo D

O projeto Triplo D visa aumentar o envolvimento democrático e a participação política dos cidadãos, trabalhando as ligações entre democracia, demografia e direitos humanos. Para esse fim irá desenvolver sessões de educação/formação e grupos de discussão escolar e comunitária, procurando empoderar e educar profissionais, agentes comunitários, crianças e jovens, pessoas em situação de vulnerabilidade e pessoas idosas, auxiliando-as a analisar e discutir políticas e a propor recomendações de melhoria das dinâmicas democráticas a nível local.

A problemática deste projeto insere-se em três pontos: envelhecimento acentuado da população; participação na tomada de decisão por parte dos jovens, idosos e população vulnerável, em práticas mais saudáveis, inclusivas e democráticas; e no desenvolvimento de ambientes inclusivos que considerem as trajetórias do envelhecimento dos indivíduos. É somente com uma abordagem participativa e longitudinal que poderemos levar a cabo uma intervenção que cumpra os objetivos dos ambientes amigáveis para todas as idades.

A Cáritas de Coimbra tem, nos últimos anos, realizado intensamente a implementação e advocacy desses temas na sua área de atuação e o projeto Triplo D viria consolidar um processo que deve ser autônomo e exclusivo no sentido em se buscar resultados mais efetivos sobre a população, tornando-os, também, promotores e agentes da mudança e da decisão política.

O projeto está assente em 3 principais componentes ligadas entre si: oficinas mediadas, promoção de redes e comunicação. É através desse enquadramento que um ambiente propício para o envolvimento é gerado. Tem 4 grandes ações:

1. Educar e sensibilizar crianças, jovens, grupos comunitários, educadores e professores, com vista à promoção de competências pessoais facilitadoras de um desenvolvimento positivo e de contextos propiciadores da participação democrática e cidadania ativa. Faz-se aqui um percurso que se inicia no jardim-de-infância e culmina com pessoas idosas, abrangendo os diferentes contextos, idades e estruturas de relação;
  2. Exponenciar a disseminação dos ambientes amigáveis, através de um programa de eventos culturais e campanhas de divulgação com extensa participação direta do público, que assim interiorizam e se apropriam da temática de uma forma mais internalizada e aprofundada. Esta metodologia pretende transformar todos os participantes em veículos de sensibilização junto dos seus círculos pessoais, multiplicando os destinatários das ações e facilitando a penetração da sensibilização nas diferentes esferas sociais;
  3. Maximizar a utilização da rede institucional de parceiros e a relação de proximidade da Cáritas de Coimbra com os media e autarquias locais, regionais e nacionais para a criação de uma malha comunitária de disseminação e participação;
  4. Potenciar a replicação das ações e recursos, bem como a partilha de boas práticas através da criação de um site do projeto, onde estejam disponíveis todos os conteúdos formativos e recursos pedagógicos utilizados no projeto. Também, a formação especializada da equipa do projeto e dos técnicos que trabalham com estes públicos tornará a resposta institucional mais robusta e musculada e, naturalmente, melhorará a intervenção regional neste âmbito.

Promotor: Cáritas Diocesana de Coimbra
Parceiros: European Centre for Women and Technology (Noruega); Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes; Agrupamento de Escolas da Lousã

Programa Cidadãos Ativ@s

NOTÍCIAS:

Democracia, demografia e direitos humanos? – Triplo D, o novo projeto da Cáritas de Coimbra

Lançamento do Projeto Triplo D cria expectativas elevadas

Apresentação do Projeto Triplo D da Cáritas de Coimbra | 19 setembro

PUBLICAÇÕES NA IMPRENSA

Jornadas pedagógicas para Assistentes Operacionais | 1 janeiro 2020 | A Comarca de Arganil

Cáritas apresenta Triplo D | 23 setembro 2019 | Diário As Beiras

Cáritas de Coimbra apresentou Triplo D | 21 setembro 2019 | Diário de Coimbra

Apresentação do projeto Triplo D da Cáritas | 19 setembro 2019 | Diário As Beiras

Cáritas apresenta o Projecto Triplo D | 19 setembro 2019 | Diário de Coimbra

Informações

Você encontrará apenas as configurações básicas para os projetos, para mais configurações, entre em contato com um usuário com direito de autor.

The project current status

Como é feito o desenvolvimento do projeto

Se estiver vazio, todos os membros terão permissão para vê-lo (deixe vazio para projetos de grupos)

Feito!
    Algo deu errado!

Não existem tarefas

Adicionar Nova Tarefa

Comentários estão fechados...

SUBSCREVER

A Cáritas de Coimbra tem disponível livro de reclamações eletrónico.