O CaMeLi – Care Me for Life (http://www.aal-europe.eu/projects/cameli/) consiste numa solução inovadora que visa proporcionar benefícios a nível prático, psicológico e social, auxiliando o idoso nas atividades diárias por forma a que possa permanecer mais tempo ativo e independente, melhorando o seu bem-estar. Traduz-se num avatar, um assistente virtual com figura humana com o qual o idoso pode falar e interagir pedindo para realizar determinadas ações. Agendamento de atividades, contacto com familiares ou amigos através de Skype, marcação de refeições ou relembrar o idoso de onde guardou um objeto são algumas das funções disponibilizadas pelo projeto.
O projeto CaMeLi resultou da colaboração de 8 parceiros de excelência na área do envelhecimento Ativo e Saudável. O projeto foi liderado pela SIEMENS AG (Alemanha) e a participação portuguesa ficou a cargo do Instituto Pedro Nunes (IPN) em Coimbra. A Cáritas participou no piloto português e aferiu respostas concretas a necessidades e adaptações da solução contribuindo para um aumento da sua eficiência e eficácia, viabilizando assim a adaptação às reais necessidades dos idosos portugueses. Atualmente, em continua colaboração com o IPN e com a Universidade de Aveiro, a Cáritas de Coimbra mantém ativa a utilização desta tecnologia no Centro de Dia do Centro Rainha Santa Isabel, que está em contínua avaliação e atualização, em função do feedback recolhido proveniente dos seus principais utilizadores.
O CaMeLi foi cofinanciado pelo Programa Europeu AAL (Active Assisted Living) e, no caso português, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
Cáritas Coimbra partilhou resultados sobre a usabilidade dos assistentes virtuais no WorldCist’19
Cáritas Coimbra participou ativamente na Praça Vida+
Idosos da Cáritas de Coimbra receberam diplomas de participação no CaMeLi
Assistente virtual testado na Cáritas de Coimbra
PUBLICAÇÕES NA IMPRENSA
Cáritas participa hoje na conferência WorldCist | 16 abril 2019 | Diário As Beiras