Notícias

Cáritas Coimbra partilhou resultados sobre a usabilidade dos assistentes virtuais no WorldCist’19

A Cáritas Diocesana de Coimbra apresentou o resultado do seu mais recente trabalho de investigação, na 7ª Edição da Conferência WorldCist’19, no passado dia 16 de Abril de 2019, na ilha de La Toja, em Espanha.

O artigo “Usability evaluation of a Virtual Assistive Companion” apresenta os resultados de um estudo de usabilidade levado a cabo, em diferentes equipamentos sociais da instituição, envolvendo tanto utentes, como profissionais na avaliação da tecnologia CaMeLi. Os resultados sugerem que os assistentes virtuais, como é o caso do CaMeLi são uma tecnologia promissora para o ageing in place, dada a sua forte componente de interação social facilitadora da inclusão social.  A metodologia implementada permitiu também extrair um conjunto de sugestões de melhoria que esta tecnologia deverá acomodar no futuro, aumentando assim o seu nível de aceitação e adoção pelos seus utilizadores finais. Os resultados desta investigação e a metodologia aqui aplicada serão considerados no protocolo de avaliação da solução tecnológica que está a ser desenvolvida no projeto DAPAS, no qual a Cáritas de Coimbra é parceira.

projeto DAPAS visa integrar os resultados de sucesso de projetos anteriores da comunidade AAL – Ambientes de Vida Assistidos, desenvolvidos a partir de diferentes empresas em diferentes países. Essas soluções inovadoras estão a ser combinadas num único produto que pode ser distribuído numa escala maior para melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas. O DAPAS é cofinanciado pelo Programa Conjunto Europeu AAL (Ambientes de vida ativos e assistidos – TIC para o envelhecimento, 2017) e, no caso português, pela Fundação de Ciência e Tecnologia, I.P.

A Cáritas de Coimbra teve ainda a oportunidade de divulgar alguns dos seus projetos em curso no domínio do envelhecimento ativo e melhoria da qualidade de vida e saúde dos idosos, entre os quais o Toilet4Me (destinado a promover a autonomia das pessoas mais velhas, através de instalações sanitárias adaptadas em espaços públicos e semipúblicos).

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional