DigiLife

DigiLife – Digital Life Learning

O DigiLife – Digital Life Learning (em português, Literacia digital ao longo da vida) pretende desenvolver um conjunto de ferramentas (toolkit) e sessões de formação, para aumentar as competências digitais dos adultos mais velhos, com a colaboração ativa de jovens universitários. Pretende-se promover a intergeracionalidade e, simultaneamente, proporcionar novas experiências em ambiente real de trabalho aos jovens estudantes. Estas experiências de partilha de conhecimento serão reconhecidas através da atribuição de unidades de crédito (micro credenciais), no âmbito da Literacia Digital.

O Projeto teve início em novembro de 2022 e terá a duração de 26 meses. O DigiLife é financiado pelo Programa Erasmus+: KA220-ADU – Parcerias para a Cooperação em Educação de Adultos, da Comissão Europeia e conta com 6 parceiros europeus: Cáritas de Coimbra (Portugal), Instituto Pedro Nunes (Portugal), Plataforma del Voluntariado (Espanha), People Behind (Grécia), Universita Degli Studi Di Roma Tor Vergata (Itália) e a Fondazione Garagerasmus (Itália), entidade coordenadora do projeto.

Principais tarefas da CDC no projeto:

A Cáritas Diocesana de Coimbra participa em todas as seguintes atividades:

1. Análise das necessidades para avaliar as dificuldades e as exigências específicas dos adultos mais velhos;
  2. Desenvolvimento do piloto português em colaboração com o Instituto Pedro Nunes de Coimbra, que irá abranger 30 adultos mais velhos com idades compreendidas entre os 65 e os 74 anos e 20 jovens universitários voluntários com idades entre os 20 e os 25 anos.
  3. Apoio no desenvolvimento de uma metodologia para transferir os conhecimentos para os formadores (jovens estudantes) e para formandos (adultos mais velhos);
  4. Apoio na avaliação de métodos, técnicas e instrumentos aplicados em diferentes países da UE.

Sumário do Projeto:

Nome do Projeto: DigiLife – Digital Life Learning

Acrónimo do Projeto: DigiLife

Data de início: 01/11/2022

Data de conclusão: 31/12/2024

Orçamento Total: 250 000€

Coordenador do Projeto: Fondazione Garagerasmus, Itália

Parceiros:

• Fondazione Garagerasmus, Itália
  • Instituto Pedro Nunes, Portugal
  • Cáritas Diocesana de Coimbra, Portugal
  • Plataforma del Voluntariado, Espanha
  • People Behind, Grécia
  • Universita Degli Studi Di Roma Tor Vergata, Itália

Website: https://garagerasmus.org/project/digital-life-learning/

Hashtags:  #DigiLife   #DigitalSkills   #ActiveAgeing   #DigitalInclusion

Financiamento do projeto:

Este projeto é financiado pelo Programa Erasmus+: KA220-ADU – Parcerias para a Cooperação em Educação de Adultos da Comissão Europeia, com o Agreement Number 2022-1-IT02-KA220-ADU-000088024.

Notícias:

Cáritas de Coimbra inicia novo projeto europeu no âmbito da literacia digital

DIGILIFE – Literacia digital das pessoas mais velhas

Comentários estão fechados...