Mind&Gait

Resumo

O projeto “Mind&Gait” (2017 – 2019), no qual a Cáritas de Coimbra é parceira, é liderado pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e visa a promoção da autonomia de idosos fragilizados, através da melhoria da cognição e capacidade de marcha e utilização de produtos de apoio. É cofinanciado pelo PT2020, no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico.

Este projeto visa o desenvolvimento, a implementação e avaliação de uma intervenção combinada, composta por um programa de estimulação cognitiva e por um programa de atividade física. Prevê também a construção de um mecanismo autobloqueador para andarilhos, para permitir o auxílio de marcha com maior segurança.

As sessões de estimulação cognitiva decorreram uma vez por semana e pretenderam prevenir a fragilidade cognitiva, a dependência, o isolamento e a solidão, que muitas vezes terminam com sintomas depressivos, ao mesmo tempo que se revelam socialmente aceites enquanto boas práticas de estimulação da concentração, do pensamento e da memória. Alguns exemplos das atividades realizadas são experimentações sensoriais com alimentos ou a discussão de assuntos do dia-a-dia através de jornais e revistas.

O programa de exercício físico foi implementado de acordo com as necessidades e características dos participantes, incluindo exercícios funcionais e de manutenção. Cada exercício é adaptado às condições de cada pessoa, com o principal objetivo de desenvolver a capacidade física e a função motora das pessoas mais velhas. As aulas são sempre acompanhadas por músicas e material adequado ao objetivo de cada sessão.

Os participantes sentem-se satisfeitos com esta dinâmica, na medida em que reconhecem os efeitos positivos desta prática no seu dia-a-dia, principalmente uma melhoria na autoestima e uma maior predisposição para realização de atividades sociais.

Principais tarefas da CDC no projeto:

A Cáritas Diocesana de Coimbra foi um dos locais do piloto que consistiu numa intervenção prática orientada por profissionais de saúde, difundida através da plataforma e replicada em vários centros de dia.

SUMÁRIO DO PROJETO:

Nome do Projeto: Mind & Gait – Promoção de autonomia de idosos frágeis através da melhoria da cognição e capacidade de marcha e utilização de produtos de apoio.

Acrónimo do Projeto: Mind & Gait

Data de início: 23/08/2017

Data de fim: 21/02/2019

Orçamento Total: 148 639.45€

Nome do parceiro coordenador: ESEnfC- Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (Portugal)

Parceiros:

• Instituto Politécnico de Leiria (Portugal)
  • Instituto Politécnico de Santarém (Portugal)
  • Instituto Politécnico de Coimbra (Portugal)
  • Cáritas Diocesana de Coimbra (Portugal)
  • Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça (Portugal)

Website: https://www.esenfc.pt/pt/page/100004128/401

FINANCIAMENTO:

O Mind&Gait foi financiado pelo programa  PT2020,  Projeto AAC – 02/SAICT/2019, número de referência 023822.

Cofinanciado por:

Poster Mind&Gait do concurso de Boas Práticas do VI Congresso Regional em Envelhecimento Ativo e Saudável do Ageing@Coimbra

NOTÍCIAS:

Avaliação final do projeto Mind&Gait decorreu na Cáritas Coimbra

Projeto Mind&Gait leva terapia animal à Cáritas Coimbra

Sessões de estimulação cognitiva e física do projeto Mind & Gait a decorrer na Cáritas de Coimbra

Projeto piloto Mind & Gait arrancou na Cáritas Coimbra

Mind & Gait | Cáritas de Coimbra é parceira num projeto para melhorar autonomia dos idosos

PUBLICAÇÕES NA IMPRENSA | 2019

Politécnico cria aplicação de apoio a idosos com declínio cognitivo | 3 outubro | Região de Cister

Politécnico de Leiria lança aplicação Digi& Mind para contrariar declínio cognitivo | 26 setembro | Região de Leiria

Politécnico de Leiria lança app para idosos com declínio cognitivo | 25 setembro | Jornal Região da Nazaré