Prevenção nas Escolas

Educar… prevenindo!

A Equipa de Prevenção e Educação tem como principal objetivo o desenvolvimento integral da pessoa, facilitando a aquisição de capacidades e competências num contexto informal, potenciando a compreensão das dimensões: corpo, emoção, intelecto e espírito na vivência.

A sua intervenção assenta em desenvolvidas ações que potenciam o aumento do conhecimento biopsicossocial, para uma educação das sexualidades nas crianças/adolescentes/jovens e adultos, bem como em ações que promovam a responsabilização de atitudes e comportamentos, prevenindo deste modo os consumos de substâncias aditivas. Paralelamente são implementadas iniciativas que apoiam o desenvolvimento das capacidades educativas dos pais e dos educadores.

Resultante do trabalho desenvolvido por esta equipa, surgiu o Projeto “Desigual” aprovado no âmbito do Portugal 2020 (POISE) que se trata de uma iniciativa que visa a promoção dos direitos e deveres entre os géneros, num contexto de pluralidade e de aceitação da diversidade de cada indivíduo. Tem como fator diferenciador o público-alvo que abrange crianças, adolescentes, jovens e pais/educadores, mas também grupos particularmente vulneráveis, nomeadamente pessoas em situação de exclusão social, doentes com VIH, pessoas sem-abrigo, idosos e vítimas de violência.

Como base na temática central deste projeto são desenvolvidas atividades informativas e de sensibilização, no âmbito da contextualização do conceito de género, violência de género e harmonização dos papéis de género. A ações são feitas em contexto dos Centros de Atividades de Tempos Livres e em Campos Juvenis promovidos pela Cáritas de Coimbra.