RLIS

REDE LOCAL DE INTERVENÇÃO SOCIAL

A Equipa RLIS (Rede Local de Intervenção Social) foi um projeto de Intervenção Social que teve como objetivo dar resposta aos problemas sociais, numa lógica de colaboração com os serviços e respostas já existentes na comunidade, para as pessoas e com as pessoas.

O projeto esteve instituído com base no Programa de Emergência Social, que estabelecia várias linhas de ação, nomeadamente o fortalecimento da capacidade das instituições sociais na intervenção de melhores respostas de proximidade aos cidadãos, pelo conhecimento que detêm das reais necessidades das comunidade, tendo por base uma lógica da rentabilização e otimização dos recursos, tal como consta do Despacho Nº 12154/2013, de 24 de setembro.

A equipa RLIS procurou prestar um Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS). Este serviço assegurava o atendimento e o acompanhamento a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e de exclusão social, bem como de emergência social.

O atendimento social reunia: o atendimento de proximidade diário (segunda a sábado); a triagem e a elaboração do diagnóstico Social; o roteiro de recursos – informação e orientação para serviços e respostas da rede social, linha de apoio 144. O acompanhamento social integrava ainda: o acompanhamento e avaliação dos Acordos de Intervenção Social (AIS); o apoio psicossocial; a organização da vida do quotidiano; as visitas domiciliárias e o apoio pecuniário.

Equipamentos

• Nenhuma Local encontrada que corresponda à sua seleção.