RLIS

REDE LOCAL DE INTERVENÇÃO SOCIAL

A Equipa RLIS (Rede Local de Intervenção Social) é um projeto de Intervenção Social que tem como objetivo dar resposta aos problemas sociais, numa lógica de colaboração com os serviços e respostas já existentes na comunidade, para as pessoas e com as pessoas.

O projeto está instituído com base no Programa de Emergência Social, que estabelece várias linhas de ação, nomeadamente o fortalecimento da capacidade das instituições sociais na intervenção de melhores respostas de proximidade aos cidadãos, pelo conhecimento que detêm das reais necessidades das comunidade, tendo por base uma lógica da rentabilização e otimização dos recursos, tal como consta do Despacho Nº 12154/2013, de 24 de setembro.

A equipa RLIS presta um Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS). Assegura assim o atendimento e o acompanhamento a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e de exclusão social, bem como de emergência social.

O atendimento social reúne: o atendimento de proximidade diário (segunda a sábado); a triagem e a elaboração do diagnóstico Social; o roteiro de recursos – informação e orientação para serviços e respostas da rede social, linha de apoio 144. O acompanhamento social integra ainda: o acompanhamento e avaliação dos Acordos de Intervenção Social (AIS); o apoio psicossocial; a organização da vida do quotidiano; as visitas domiciliárias e o apoio pecuniário.

Equipamentos