Conta Solidária Casa Santa Isabel – São Romão – Seia – Guarda

Campanha de recolha de fundos para reconstruir casa destruída pelas chamas
Na madrugada do passado Domingo, dia 03 de Outubro, pela 01.30 horas da manhã, uma das seis casas da “Casa de Santa Isabel”, uma comunidade terapêutica que presta apoio a cerca de oitenta e cinco crianças, adolescentes e adultos com necessidades especiais, localizada em São Romão – Seia, na Diocese da Guarda, foi atingida por um violento incêndio, destruindo-a totalmente e vitimando uma monitora e uma das suas filhas, de 41 e 07 anos, respectivamente.
A mulher falecida era viúva e trabalhava como monitora nesta instituição particular de solidariedade social (IPSS) e no momento em que o fogo foi detectado, estava uma dezena de pessoas na casa, entre crianças e adultos. A monitora ainda conseguiu salvar alguns utentes, incluindo duas filhas, mas o fogo acabou por a vitimar a ela e a outra filha, já muito perto da saída da habitação em chamas. As causas do sinistro são ainda desconhecidas, estando as mesmas em processo de averiguação pelas entidades competentes.
Como a habitação destruída pelo fogo é fundamental para o funcionamento da comunidade terapêutica, a direcção da instituição, que não tem verbas suficientes para a execução da obra, decidiu abrir uma conta bancária destinada a receber donativos para esse fim.
Para a reconstrução da residência destruída pelas chamas, que envolverá custos estimados de algumas centenas de milhares de euros, em que o seguro e um provável apoio da Segurança Social cobrirão uma parte dos custos, uma grande parte dependerá da ajuda solidária de todos os que se queiram associar a esta causa.
A Casa de Santa Isabel abriu, assim, a conta “Seguir em Frente”, que visa reunir fundos destinados à construção de um novo lar, com o NIB: 00454083 4023950783511, sendo que, todas as ajudas, por mais modestas que sejam, são preciosas.
O Senhor Bispo da Guarda, D. Manuel da Rocha Felício, a propósito desta situação, expressa o seguinte: “Depois de ter visitado o local no mesmo dia de tão trágico acidente e de ter falado com o Director da Instituição, atendendo às fragilidades dos utentes da “Casa de Santa Isabel”, congratulo-me com esta iniciativa, associo-me e comigo associa-se a Diocese da Guarda, a esta Campanha de solidariedade com vista à reconstrução da casa que vi totalmente destruída e da qual depende o bem estar de mais de uma dezena de pessoas com necessidades especiais”
A Cáritas Diocesana da Guarda associa-se, pois, a esta nobre causa e solicita o envolvimento de todas as Cáritas Diocesanas em favor da mesma sendo que, as possíveis receitas entregues em cada Cáritas deverão ser contabilizadas e depositadas na conta referida.
Para mais informações sobre esta instituição, podem consultar o site: www.casa-santa-isabel.org. A Casa de Santa Isabel conta connosco. A Cáritas também passa por aqui.
Obrigado pela vossa solidariedade.
Cáritas Diocesana da Guarda
Guarda, 08 de Outubro de 2010