10 milhões de estrelas!

A Operação “10 milhões de estrelas – um gesto pela paz” nasceu na Cáritas Diocesana de Annecy (França), em 1984, com dois objetivos muito simples: sensibilizar para o valor da paz; canalizar uma ajuda monetária para uma causa concreta num país pobre. Em 1991 transformou-se numa campanha da Cáritas Francesa (Secours Catholique), em 2002 estendeu-se à Europa e em 2003 para além da Europa.

O conteúdo dessa operação consiste em 2 gestos principais: uma manifestação pública com velas em copos grandes (fotoforos); o acendimento de pequenas velas nas janelas das casas na noite de Natal. Em Annecy começou com uma cerimónia que percorre todo o Advento. Algumas dioceses em Portugal têm feito manifestações públicas com intervenções muito plurais (culturais, musicais, sociais, religiosas…).

A Cáritas de Coimbra empenha-se nesta Operação, sobretudo facilitando o transporte das velas para todas as paróquias interessadas. Na nossa diocese são vendidas mais de 40.000 velas. O produto da venda tem revertido para uma causa internacional da Cáritas Portuguesa e para algumas finalidades sociocaritativas das próprias paróquias. Este ano, uma parte do produto da venda (0.09€ por vela), reverterá para o Centro de Apoio Social da Cáritas Diocesana. A causa internacional para a qual a Cáritas Portuguesa canalizará o dinheiro que receber é o combate à fome no Sudão.

A Operação 10 milhões de estrelas 2011 tem o patrocínio dos Cafés Delta, RTP, Sic Esperança, Pingo Doce, Millennium e Liga Portuguesa de Futebol. Os próprios patrocínios mostram a adesão que esta Operação está a ter na sociedade civil.

Compre a sua vela junto da paróquia. Não como mais um objeto mais ou menos supérfluo de natal, mas como sinal de paz universal e de partilha para com os mais pobres, e acenda-a na noite de Natal.