viHda+ e ULDM Farol no Dia Mundial de Luta Contra a Sida (1 Dezembro)

A Cáritas Diocesana de Coimbra intervém há já vários anos junto de indivíduos infetados pelo VIH, no sentido da melhoria da sua qualidade de vida, bem como na prevenção da doença, nomeadamente junto de jovens e adolescentes.

Tem sido assim apanágio da sua acção assinalar o Dia Mundial de Luta Contra a Sida com a realização de um calendário de atividades que visa sensibilizar a população para os fatos, números, riscos e vivências associadas ao VIH/sida, bem como evidenciar o trabalho que a CDC realiza neste âmbito e para o qual espera o envolvimento de toda a sociedade civil.

Para 2011, a Cáritas elaborou um programa para a semana do Dia Mundial, 1 de dezembro, que se inicia no dia 29 de Novembro, na Unidade de Longa Duração e Manutenção Farol, com a realização de uma tertúlia/debate sobre conhecimentos, atitudes e comportamentos face ao VIH/sida.

No dia 30 o Centro de Atendimento e Acompanhamento Psicossocial viHda+ vai realizar uma ação de formação à Escola de Febres, abrangendo cerca de 70 alunos.

No dia 1 estará patente, também no viHda+, uma exposição de materiais referentes ao VIH, com o objetivo de trabalhar esta problemática junto de indivíduos que a Cáritas acompanha. No mesmo Centro e já na 6ª feira, dia 2, será elaborado o “Painel das Memórias”, um mural onde serão inscritos os nomes dos utentes que já faleceram, vítimas de sida, bem como de familiares, amigos ou figuras públicas que, pelos mesmos motivos já não os podem apoiar nem inspirar e que os atuais utentes, pela sua importância sentimental, lá queiram inscrever.

Para além de ser uma forma de lembrar e honrar os cerca de 30 utentes já falecidos desde 2000, este mural é também um meio de homenagem e luto que não permite esquecer a importância da prevenção e da proteção relativamente a comportamentos de risco.

Serão também nesta data apresentados no site institucional Cáritas os resultados do Estudo de Avaliação da Qualidade de Vida de pessoas infetadas por VIH em Portugal, estudo internacional validado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e aplicado aos utentes do CAAP viHda+ durante o último ano.