Arte-terapia com os idosos do Centro Rainha Santa Isabel e do Lar Santo António

idosos em sessão de arte-terapia

ARTE-TERAPIA NO LAR DE ST.O ANTÓNIO E CENTRO RAINHA SANTA ISABEL

O Centro Rainha Santa Isabel e o Lar de Santo António acolheram nesta manhã (17 de Abril) uma sessão de Arte-Terapia desenvolvida pelos alunos estagiários do Instituto Miguel Torga, da Licenciatura de Psicologia, numa iniciativa que visa o desenvolvimento das capacidades dos idosos com patologias neurológicas associadas.

Pretendeu-se com esta sessão estabelecer um contexto psicoterapêutico com mediadores artísticos. Esta relação terapêutica particular assenta na interação entre o sujeito, o objeto e o terapeuta. Para enriquecer e incrementar o processo, recorre-se à imaginação, ao simbolismo e às metáforas.

Estas características facilitam a comunicação, o ensaio de relações e reorganização dos objetos internos, a expressão emocional significativa e o aprofundar do conhecimento interno, libertando a capacidade de pensar e a criatividade.