VIH/Sida e Toxicodependência – Prevenção Junto da Comunidade Escolar

alunos em ação de formação hivO Centro de Dia Sol Nascente/viHda+ da Caritas Diocesana de Coimbra dinamizou algumas sessões na área do VIH/Sida e Toxicodependências nas escolas, entre os meses de Fevereiro e Abril de 2012.

As sessões sobre VIH/Sida foram realizadas no âmbito do Projeto “Prevenção Junto da Comunidade Escolar”, um projeto integrado no Plano de Ação 2011 do Município, da Rede Social.

Os vários parceiros, a Cáritas Diocesana de Coimbra, a Associação para o Planeamento da Família, a Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a Sida” e a Associação Nacional de Apoio a Jovens, tiveram a seu cargo sessões diferenciadas ligadas à informação/formação, sensibilização, prevenção e alerta para os comportamentos de risco na comunidade escolar.

A intervenção da Caritas Diocesana de Coimbra – Centro viHda+, centrou-se na conversa/debate com pessoas que vivem com o VIH/Sida – testemunho real, portador de VIH. Estas sessões tiveram como destinatários cerca de 110 alunos do 9.º ano, das escolas EB 2,3 Inês de Castro, S. Silvestre e Ceira.

A pedido da Escola Secundária de Oliveira do Hospital e da Escola EB2,3 de Valongo do Vouga, também formam desenvolvidas pelo Centro Sol Nasceste, da Caritas Diocesana de Coimbra, 3 ações no âmbito das toxicodependências. Pretendeu-se promover o debate, sistematizar conhecimentos e construir novas formas de abordagens com cerca de 140 jovens do 9.º ano, para que possibilite o aumento da sua bagagem de conhecimentos, no seu quotidiano de ação e reflexão, contribuam para a não utilização/não experimentação de drogas ilícitas e álcool.

Sónia Lopes