Cáritas de Coimbra forma Agentes da Pastoral Social

Realizou-se no passado sábado a última sessão do CURSO DE AGENTES DE PASTORAL SOCIAL, dinamizado pela Cáritas Diocesana de Coimbra.

Destinado a agentes da Pastoral Social (nas paróquias, IPSS, associações de fiéis, ordens religiosas, …), este curso inseriu-se na missão confiada pela Igreja diocesana à sua Cáritas de ser animadora da pastoral social na diocese, conforme os Estatutos, as solicitações do Bispo diocesano e as expetativas das comunidades paroquiais.

Como lembra o Motu Proprio Intima Ecclesiae Natura, de Bento XVI, à Cáritas não compete apenas ser promotora de ações concretas na assistência e na promoção das pessoas em situação de pobreza e de exclusão social, ou em contexto de problemas sociais graves, mas compete-lhe promover uma ação pedagógica no âmbito de toda a comunidade educando para o espírito de partilha e de caridade autêntica.

Durante 10 meses – um sábado por mês – mais de 60 pessoas provenientes de diversas paróquias da Diocese, participaram neste curso cujos objetivos se centravam na dinamização da Pastoral Social na Diocese; formação e qualificação dos agentes da Pastoral Social e aprofundar a ministerialidade destes Agentes.

No dia do encerramento, a manhã foi dedicada a uma síntese de alguns conteúdos fundamentais do Curso: especificidades da pastoral social, objetivos, agentes e meios, metodologia, valores enquadradores e princípios da Doutrina Social da Igreja. Da parte da tarde, foi ocasião para assistir a um momento cultural protagonizado por Tiago Nunes, ao piano, e pela apresentação da peça teatral “A Grande Confusão 2“, realizada por utentes do Centro Comunitário de Inserção Social e do Centro de Alojamento Temporário Farol da Cáritas de Coimbra. O dia terminou com a entrega dos certificados, seguido da Eucaristia.

A Cáritas de Coimbra aposta na formação, como promoção do espírito de partilha e caridade na Comunidade.