Cáritas de Coimbra anfitriã de Mary Fisher na sua passagem por Coimbra

A Cáritas Diocesana de Coimbra teve ontem o privilégio de ser a anfitriã de Mary Fisher que veio a Portugal a convite da Embaixada dos Estados Unidos da América.

Oriunda de uma família abastada, branca, artista plástica, ativista, ex-congressista e Embaixadora da ONU/SIDA, Mary Fisher tem percorrido o mundo na qualidade de pessoa infetada com VIH, lutando contra a discriminação que continua a afetar os portadores deste vírus.

Esta doença continua a ser muitas vezes associada a estereótipos que passam pela pertença aos designados grupos de risco, como toxicodependentes, prostitutas(os) ou homossexuais.

O testemunho de Mary tem contribuído para desconstruir esta crença errónea, utilizando uma mensagem clara e vivida, ajudando a sociedade a perceber que não há grupos de risco, mas sim comportamentos de risco.

Partilhando a forma como contraiu o vírus (através de relações sexuais com o marido que, sem saber, era portador do VIH), Mary reforçou o alerta para a necessidade de as pessoas fazerem o teste de deteção do vírus, com a mesma naturalidade com que se sujeitam a outro tipo de análises.

A passagem de Mary Fisher por Coimbra teve início no Centro de Congressos dos HUC-CHUC, onde cerca de 50 pessoas ouviram com curiosidade e atenção o seu testemunho. Seguiu-se a visita ao Centro de Acolhimento Temporário FAROL, terminando a manhã com um almoço informal na Sede da Cáritas de Coimbra.

A Cáritas de Coimbra aposta na (in)formação como promoção de uma sociedade mais informada e atenta.