Cáritas de Coimbra forma Líderes Sociais

Realizou-se ontem a última sessão do programa LÍDERES SOCIAIS – GARANTIR SUSTENTABILIDADE COM PESSOAS, dinamizado pela Cáritas Diocesana de Coimbra.

Destinado aos quadros técnicos e dirigentes da Cáritas de Coimbra, este programa teve como objetivo desenvolver as competências e aptidões destes agentes sociais, promovendo uma nova visão de mudança nas estratégias e modelos organizacionais e na forma de atuação dos seus ativos.

O número crescente de solicitações e pedidos de ajuda acompanhados de um decréscimo acentuado de financiamento, leva a que as instituições encontrem novas formas de sustentabilidade, procurando caminhos diferentes de angariação de fundos e provocando um maior envolvimento da sociedade civil no apoio aos mais necessitados.

As organizações necessitam assim de adquirir novas competências e repensar as suas formas de funcionamento sem nunca perder de vista o seu propósito de apoio social, tendo sido este um dos desígnios do programa Líderes Sociais.

A Cáritas de Coimbra iniciou este processo enquadrado na sua estratégia organizacional, em março de 2012 e, durante mais de 1 ano, Diretores Técnicos, Responsáveis de Departamentos e Serviços e Chefias Intermédias participaram neste ciclo de formações composto por cinco módulos: Módulo I – Qualidade, Comunicação e Imagem; Módulo II – Liderança Estratégica; Módulo III – Gestão Financeira e Contabilística; Módulo IV – Gestão das Pessoas e das Equipas; Módulo V – Eficácia Profissional.

Em complementaridade, foram dinamizados quatro seminários sobre Sustentabilidade, Liderança, Financiamento e Pessoas, contando com a participação de colaboradores de outras Instituições do terceiro setor.

Ao longo deste tempo, foi construído um caminho de reflexão para uma nova visão de sustentabilidade e mudança das instituições e da ação social. Muitas questões surgiram, muitas foram respondidas, partilharam-se momentos de reflexão e aprendizagem, fazendo com que hoje possamos dizer que somos LÍDERES SOCIAIS.

No dia do encerramento foi ocasião para o Presidente da Cáritas de Coimbra, Pe. Luís Costa, fazer uma reflexão sobre estes meses, valorizando a importância da formação para desenvolver e exponenciar as competências comportamentais, instrumentais e técnicas dos colaboradores da Cáritas, fundamentais para o exercício das suas funções.

Evidenciou ainda a mais-valia que este processo trouxe aos participantes, pela aprendizagem e partilha de expetativas e anseios, reforçando a importância de cada equipa para cumprir a missão da Cáritas.

Num discurso motivador reforçou a ideia de que caminhamos juntos num compromisso maior, em prol de um bem comum.

A Cáritas de Coimbra garante a sustentabilidade com Pessoas, com Líderes Sociais.