Cáritas em Conselho Geral

CÁRITAS em Conselho Geral trabalha Plano Estratégico

A Cáritas em Portugal – a Cáritas Portuguesa e as várias Cáritas Diocesanas – estiveram reunidas este fim de semana em Conselho Geral, em Fátima. A Cáritas planeou as suas ações para o próximo ano, partindo da estratégia para o triénio, com vista a responder às necessidades da sociedade atual…

CÁRITAS em Conselho Geral trabalha Plano Estratégico

“É o momento de não ficar indiferente“, afirmou o presidente da Cáritas Portuguesa no seu discurso de abertura dos trabalhos do Conselho Geral, que reuniu em Fátima este fim de semana. Lembrando os efeitos da austeridade na vida dos cidadãos portugueses e dos quais a ação da Cáritas dá testemunho, Eugénio Fonseca recordou a mensagem da Cáritas Portuguesa divulgada na passada semana.

Neste comunicado que foi feito publicamente, faz uma leitura da realidade “à luz do Evangelho, Doutrina Social da Igreja e da missão da Cáritas em Portugal” tendo ficado sublinhado que se: “impõe que haja sensibilidade e sentido de justiça para minorar drasticamente os sacrifícios de quantos são afetados pelas medidas geradas pela crise.”

D. Jorge Ortiga saudou os participantes começando por agradecendo a forma como a Cáritas em Portugal trabalhado localmente no apoio à população em necessidade. Aos participantes deste Conselho Geral e, portanto, à Cáritas em Portugal, deixou o desafio de serem acolhimento, Graça e doação e de “nos reencontrarmos com a Identidade e a Missão da Cáritas”.

É importante aprofundar a ação da Cáritas em Portugal, estando este caminho a ser traçado a partir do Plano Estratégico que foi trabalhado neste Conselho Geral.

A Cáritas Portuguesa aprovou no passado dia 16 de novembro, em Conselho Geral, o seu plano estratégico para o triénio 2014-2016, que nasce da reflexão sobre o papel da Cáritas em Portugal e da leitura partilhada com as Cáritas Diocesanas, nomeadamente no que se refere às realidades sociais locais. Ele é definido em quatro eixos: Espiritualidade; Sustentabilidade; Rede Cáritas e Ação Social na Paróquia. O Plano Estratégico é um tronco de trabalho comum, que pretende refletir a comunhão da rede Cáritas em Portugal. A sua aplicação e dinamização é uma responsabilidade partilhada segundo a realidade.

Propõe pôr em comum, de forma coordenada, um conjunto de objetivos e orientações que tornam possível à Cáritas Portuguesa e às Cáritas Diocesanas – fiéis à sua identidade e missão e considerando as realidades específicas e singulares de cada Diocese – priorizarem uma ação social com sentido comum. É, por um lado, um rumo a seguir, uma ferramenta a aplicar e um compromisso a assumir por todos os que, na Cáritas em Portugal, constroem um trabalho comum de serviço baseado num claro e demonstrativo conhecimento da realidade social de Portugal, sobretudo, no que se refere às suas causas. Por outro lado, proporciona um novo espírito colaborativo na forma comum de se pensar a necessidade de dar respostas novas aos problemas com que se deparam, exigindo uma melhor articulação nas diferentes ações a desenvolver pela Cáritas em Portugal (CP e CD’s). E por outro lado ainda, estimula a comunhão de esforços nas experiências e nas interpelações das pessoas, grupos e instituições comprometidas na prática da ação social da Igreja.”

Veja notícia completa no site da Cáritas Portuguesa