GUIÃO PEDAGÓGICO creche e Jardim infância

SESSÃO PÚBLICA de apresentação do GUIÃO PEDAGÓGICO CÁRITAS

A Cáritas de Coimbra apresentou publicamente o Guião Pedagógico de creche e jardim de infância, no dia 22 de outubro, pelas 18 horas, no Audiitório da Escola Superior de Educação de Coimbra. Contando com a presença de profissionais, pais e encarregados de educação, professores, educadores e estudantes…

Sessão Pública de Apresentação do Guião Pedagógico Cáritas

A Cáritas Diocesana de Coimbra realizou hoje, 22 de outubro, a Sessão Pública de Apresentação do Guião Pedagógico Cáritas para Creche e Jardim de Infância.

Sob o mote CRIANÇAS FELIZES, FAMÍLIAS FELIZES, a Cáritas deu a conhecer à comunidade o Guião Pedagógico Cáritas, um instrumento de trabalho que visa definir os princípios da intervenção educativa, bem como os procedimentos, requisitos e modelos de acompanhamento adotados pela equipa pedagógica.

O evento foi aberto pelo Presidente da Cáritas Diocesana de Coimbra, Pe. Luís Costa, e pela Dr.a Adília Ramos, Vice-Presidente da ESEC, entidade anfitriã da sessão.

O Pe. Luís Costa iniciou a sessão com agradecimentos a todas as pessoas envolvidas na criação deste guião, a equipa educativa, a Diretora Pedagógica da Cáritas, Dr.a Luísa Sequeira e a comunidade científica que validou e sustentou tecnicamente o documento, particularmente a Prof. Doutora M.ª de Lurdes Cró e a Dr.a Joana Chelinho.

Seguiu realçando a dimensão social da Cáritas e a aposta necessária na promoção das pessoas. Rematou a intervenção referindo que este guião pedagógico projeta o trabalho feito e é, simultaneamente, uma meta do trabalho conjunto com a comunidade e uma referência de bases educativas sólidas para fazer crianças felizes, famílias felizes e, consequentemente, sociedades felizes.

A Dr.a Luísa iniciou com uma nota à equipa educativa: “sozinhos não fazemos nada”, apresentando este documento como o corolário do trabalho de vários anos, que lhe vem trazer enquadramento e sustentabilidade. É um documento científico mas também um guia do trabalho diário, pelo que deve provocar os que o leem e estar em constante atualização.

A Professora Lurdes Cró falou da criança e sua evolução, realçando a importância da creche e assim a necessidade de que se estabeleçam bases científicas de intervenção junto das crianças desta idade, louvando a iniciativa da Cáritas. Deu enfoque igualmente à necessidade de sabermos o Homem que queremos para o futuro e investirmos na educação nesse sentido.

A Dra Joana rematou a sessão enfatizando que esta iniciativa Cáritas pretende sintonizar. Sintonizar práticas entre os vários equipamentos sociais,  sintonizar a intencionalidade educativa, sintonizar com as famílias, realçando que este projecto educativo tem no centro, evidentemente, a Criança, tornando Crianças e Famílias Felizes.

Este GUIÃO é um documento de caraterísticas única que visa responder com total empenho e envolvimento às exigências de uma educação potenciadora de um desenvolvimento harmonioso.