Cáritas de Coimbra vai às paróquias no Dia Cáritas

A Cáritas Diocesana de Coimbra está a assinalar este Dia Cáritas, 23 de março, levando a Cáritas à Diocese. Num movimento integrador e coerente com a sua estratégia de promover a aproximação às comunidades, a Cáritas está hoje presente em 15 paróquias…

Cáritas de Coimbra vai às paróquias no Dia Cáritas

Num movimento integrador e coerente com a sua estratégia de promover a aproximação às comunidades, a Cáritas está hoje presente em 15 paróquias (esteve já na de Ribeira de Frades a 16, antecipando esta iniciativa) – Pelariga, Alvaiázere, Figueira de Lorvão, Seixo de Mira, Poiares, Marinha das Ondas, Brasfemes, Miranda do Corvo, Pampilhosa, S. João Batista (Coimbra), Cantanhede, Mira (Portomar), Figueiró do Campo, Ceira e Semide.

Cada equipa da Cáritas está numa comunidade no desejo de partilhar três PALAVRAS e três IDEIAS.
As três palavras são: Proximidade, Partilha e Esperança.
As três ideias são: a caridade é uma exigência essencial da vida cristã; as paróquias precisam de organizar também a caridade; a Cáritas é um serviço da diocese, das paróquias, dos cristãos, e por isso quer e deve estar próxima da vida da Igreja.

Sem caridade ninguém é cristão. Ser cristão obriga a ser caritativo! Como diz S. Tiago, “A FÉ SEM OBRAS É MORTA”.
Para esta mensagem tão importante perdurar para além deste dia, a Cáritas levará a cada paróquia um baú no qual esta frase está escrita. Pedir-se-á à comunidade que aí perdure para relembrar a mensagem e que possa servir também como baú, no qual se poderão colocar bens que depois a paróquia possa distribuir pelas pessoas mais pobres.