Peditório Cáritas angaria cerca de 30.000€ em Coimbra

Terminado ontem o Peditório Público, a Cáritas de Coimbra angariou mais de 30.000€, mais de 17% acima do que o recolhido em 2013. O peditório realizou-se em 76 locais da Diocese e mobilizou 505 participantes, dos quais 241 voluntários e 264 colaboradores da instituição, duplicando o n.º de participantes nesta ação…

Peditório Cáritas angaria cerca de 30.000€ em Coimbra

Terminado ontem o Peditório Público, a Cáritas Diocesana de Coimbra angariou 30.595,97€, mais 17% do que o recolhido em 2013.

As verbas angariadas neste peditório irão reverter exclusivamente para as pessoas em situação de carência / emergência social que venham a ser apoiadas pelo Centro de Apoio Social da Cáritas de Coimbra.

Em 2013, também com o contributo do valor angariado no Peditório, a Cáritas de Coimbra apoiou mais de 2000 Pessoas, com auxílios monetários que chegaram perto dos 60.000€. Apercebendo-se de um acréscimo dos pedidos de ajuda, que resultaram num aumento de cerca de 170% do n.º de atendimentos realizados (de 611 em 2012 passou-se para 1042 em 2013), a Cáritas Diocesana de Coimbra considerou essencial provocar a sociedade para a participação nesta ação solidária em 2014, quer com donativos, quer no âmbito do voluntariado.

Assim, foi lançada a campanha “Há Pessoas de Carne e Osso”, que colocou manequins em vários espaços comerciais da Diocese, alertando para o facto de que todas as pessoas precisam de comida, medicamentos, casa – só não precisa quem não é de carne e osso.

O peditório realizou-se em 76 locais da Diocese – 4 centros comerciais  e 72 equipas nas comunidades, supermercados e lojas locais, nomeadamente, o Coimbra Shopping, Dolce Vita, Fórum Coimbra e Foz Plaza, bem como em várias lojas das cadeias Modelo Continente, Pingo Doce, Intermarché, E.Leclerc e Minipreço.

Mobilizou 505 participantes, dos quais 241 voluntários e 264 colaboradores da instituição, duplicando o n.º de participantes nesta ação.

A Cáritas expressa um profundo agradecimento a todos os que permitiram que, num contexto de recessão económica, a solidariedade possa ter falado mais alto.

Em nome dos que irão receber o nosso apoio, OBRIGADA a todos os que contribuíram no peditório, aos voluntários, empresas e espaços comerciais, serviços públicos e locais, imprensa/jornalistas e colaboradores da Cáritas Diocesana de Coimbra.

Testemunho

“Se sorrir é uma demonstração de felicidade, oferecer um sorriso a alguém que precisa, é um gesto muito especial. O mundo é feito das nossas atitudes e todos juntos somos mais fortes.
Como tal, a ajuda que damos uns aos outros representa na nossa sociedade um crescimento em união e a criação de um mundo melhor.
Ser voluntário é tirar partido das nossas capacidades para dar mais aos outros e dar é claramente melhor do que receber. O resultado do peditório da Cáritas foi muito positivo e senti preocupação da população em ajudar. A minha conclusão geral sobre este peditório é que com todos juntos a trabalhar para um mesmo fim, conseguimos chegar mais longe.
Na minha opinião ajudar os outros, mesmo que seja à distância, é muito gratificante e torna-nos pessoas mais concretizadas pessoalmente.”

Adriana Gonçalves Rodrigues, 16 anos, Pombal