Exposição 30 anos de VIH/Sida em Portugal

Encerra a 21 de fevereiro a exposição sobre o tema 30 anos de VIH/sida em Portugal, dinamizada pela Cáritas Diocesana de Coimbra, em parceria com a Fundação Portuguesa A Comunidade Contra a Sida. A mostra esteve patente no hall do Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra (CHUC)…

Exposição 30 anos de VIH/Sida em Portugal

Encerra hoje, 21 de fevereiro, a exposição sobre o tema 30 anos de VIH/sida em Portugal, dinamizada pela Cáritas Diocesana de Coimbra, em parceria com a Fundação Portuguesa A Comunidade Contra a Sida. A mostra esteve patente no hall do Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra (CHUC), desde o dia 1 de Dezembro, data em que se assinala o Dia Mundial da Luta Contra a Sida e contou com a visita de milhares de pessoas que passaram diariamente naquele espaço.

Pelo hall do CHUC passam em média 300 000 pessoas por mês. Segundo os relatos dos funcionários do CHUC esta iniciativa foi um sucesso. Terá sido uma das exposições que mais captou a atenção dos visitantes, que liam, viam, tiravam fotografias e comentavam. Entre os passantes estiveram o Ministro da Saúde e o Secretário de Estado da Saúde, que percorreram a exposição tecendo-lhe fortes elogios.

A exposição, além de apresentar os trabalhos feitos pelos utentes do Setor da Inclusão da Cáritas, retrata também de forma fidedigna a evolução da doença em termos clínicos e sociais (notas sobre o tema aqui). Uma das mensagens mais importantes expressas nesta exibição é a tentativa para anular estereótipos e a descriminação que, ao contrário do que se pensa, não estão ultrapassadas.

Considerando o sucesso da iniciativa, a qualidade das informações apresentadas e a pertinência do tema, pretende-se que a mesma continue visível de forma a contribuir para o abandono dos estigmas do doente com VIH/sida. Assim sendo, estão a ser feitos esforços no sentido de contactar instituições que pretendam acolher a exposição.