Tradições Locais no Carnaval da Cáritas Coimbra

Desfile de Carnaval vai juntar mais de 1000 crianças e 200 idosos com o intuito de promover o convívio entre diferentes gerações. Profissões antigas, tradições locais, contos e lendas de cada localidade dão o mote para um dia que se prevê animado.

Tradições Locais no Carnaval da Cáritas Coimbra

No dia 3 de Março, 2ª feira, Coimbra será palco do desfile de Carnaval da Cáritas Diocesana de Coimbra, que vai juntar mais de mil crianças e jovens dos seus Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL).

Hoje em dia verifica-se que os mais novos são cada vez mais solitários nos seus jogos e brincadeiras. Por esse motivo, a temática deste Carnaval – Tradições Locais – surge com o intuito de promover o convívio entre diferentes gerações e contribuir para que eles conheçam as suas raízes culturais. Profissões antigas, tradições locais, contos e lendas de cada terra dão o mote para um dia que se prevê com muita animação e convívio.

Está programada a concentração dos participantes vestidos a rigor na Solum, (junto ao CC Dolce Vita) para dar início ao desfile por volta das 10h30, que promete fazer as delícias de quem ali se deslocar. Segue-se um almoço convívio para os participantes e uma tarde recreativa, a partir das 14h00, no Pavilhão do União de Coimbra, com balões, insufláveis, pinturas faciais e muitas outras atividades, tudo ao som de um DJ convidado.

A iniciativa contará também com a presença de cerca de 200 idosos com trajes alusivos ao Carnaval e que irão assistir ao desfile dos mais novos durante a manhã. O convívio dos idosos segue-se na sede da Cáritas – Centro Rainha Santa Isabel, com almoço e tarde recreativa, com muita animação e música tradicional a cargo de uma tuna e um grupo de zés-pereiras.

Esta iniciativa contou com uma rede de empresas e entidades apoiantes, destacando-se o Recheio, Águas do Luso, Jumbo, Águas de Penacova, Casa do Frio, McDonald’s, Divisão da Juventude da Câmara Municipal de Coimbra e Centro Comercial Dolce Vita.

A Cáritas de Coimbra promete exceder as expetativas dos cidadãos que se deslocarem para assistir a este evento, que é já um marco do Carnaval da cidade.
Fica o convite a Coimbra para participar neste dia, fazendo do Carnaval um verdadeiro encontro comunitário.