Notícias

Cáritas Coimbra e Centro de Trauma promoveram formação “Refugiados: como prevenir o trauma”

Cáritas Coimbra e Centro de Trauma promoveram formação “Refugiados: como prevenir o trauma”

A Cáritas Coimbra e o Centro de Trauma / CES-UC promoveram uma ação de formação com a temática REFUGIADOS: COMO PREVENIR O TRAUMA.


Cáritas Coimbra e Centro de Trauma promoveram formação “Refugiados: como prevenir o trauma”

A Cáritas Diocesana de Coimbra e o Centro de Trauma do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC) promoveram, a 6 de outubro, uma ação de formação com a temática REFUGIADOS: COMO PREVENIR O TRAUMA.

A ação decorreu nas instalações da Cáritas de Coimbra, que recebeu 6 investigadores do Centro de Trauma que focalizaram as suas intervenções nos requerentes de proteção internacional que têm estado a chegar a Portugal. Assistiram à sessão cerca de 30 participantes provenientes de entidades que acolhem já famílias ou indivíduos refugiados ou potenciais entidades de acolhimento, bem como de outras organizações, públicas e privadas, que cooperam na rede de suporte a esta intervenção, como Câmaras Municipais, Universidades e Escolas.

Após a abertura oficial da sessão pela Cáritas de Coimbra, deu início aos trabalhos Luísa Sales (psiquiatra), Coordenadora do Centro de Trauma e membro da Direção da Sociedade Europeia para os Estudos do Stress Traumático.

Pelo início da manhã, Guida Manuel, Psicóloga do Centro de Trauma, apresentou o programa de formação, informações e recursos, seguindo-se a apresentação realizada pela Socióloga do CES, Joana Sousa Ribeiro e o testemunho na primeira pessoa do estudante internacional da Universidade de Coimbra, Mounir Affaki.
Ainda na primeira parte da formação, Bruno Brito, psicólogo do CES explicitou alguns conceitos de trauma, o que fazer nos primeiros contactos e o procedimento de triagem.
Impacto das necessidades básicas na saúde mental: expetativas – foi a temática ao cargo de Susana Gouveia, que abriu a sessão da tarde. Na sua apresentação, a psicóloga do Centro de Trauma deu exemplos práticos de situações já acompanhadas.

Guida Manuel prestou novamente o seu contributo, falando de intervenções a médio prazo e do apoio e resposta às vulnerabilidades psicológicas. Seguiu-se o psicólogo João Veloso que revelou a importância da família nas situações de trauma em crianças e jovens.
Para terminar a sessão, a Psiquiatra Margarida Figueiredo Braga abordou o tema da formação pelo lado dos cuidadores, falando do envolvimento de quem cuida de pessoas em situação de trauma com o tema “O trauma de cuidar – do crescimento pessoal ao burnout”.
O público revelou-se extremamente participativo e atento, questionando os oradores sobre esta temática ainda pouco explorada no país, e que faz portanto surgir muitas dúvidas sobre os melhores procedimentos no acolhimento e acompanhamento do trauma.

Para além da expectativa de um maior aprofundamento desta temática no futuro, ficou o pedido de novas edições do tema, uma vez que as inscrições ultrapassaram o dobro dos lugares disponíveis.


Partilhar:

Deixe uma resposta

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional