Cáritas de Coimbra lança projeto CriArte com o CEARTE, APCC e FPCE-UC

O projeto CriArte foi protocolado e apresentado no passado dia 4 de março na pastelaria A Brasileira, na sequência do desafio lançado pela Cáritas Diocesana de Coimbra a outras entidades da cidade que, prontamente, o aceitaram:  CEARTE, APCC e FPCE-UC.

Cáritas de Coimbra lança projeto CriArte com o CEARTE, APCC e FPCE-UC

O projeto CriArte foi protocolado e apresentado no passado dia 4 de março na pastelaria A Brasileira, na sequência do desafio lançado pela Cáritas Diocesana de Coimbra a outras entidades da cidade que, prontamente, o aceitaram:  CEARTE – Centro de Formação Profissional do Artesanato, APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra FPCE-UC – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Este projeto aposta na aquisição de competências de autonomia e empregabilidade de pessoas residentes em bairros sociais, principalmente mulheres de etnia cigana, ativando a corresponsabilidade social para com outras instituições e públicos em desvantagem e sensibilizando para a produção solidária e circular.

“Projetos como o CriArte nascem de pequenos sonhos e tornam-se depois intervenções consequentes, graças à vontade conjugada da Cáritas e dos parceiros” referiu o Presidente da Cáritas de Coimbra, Pe. Luís Costa, na abertura da cerimónia de apresentação do CriArte. “Este projeto nasceu das necessidades sentidas no terreno e, por isso, não poderá senão vir a ser assertivo.”

O projeto visa a criação de uma linha de produtos profissional e diferenciadora e será implementado no Centro Comunitário S. José, equipamento da Cáritas de Coimbra situado no Bairro da Rosa, no qual este processo teve  sua génese, há 8 anos, com a criação das Oficinas Ocupacionais direcionadas para mulheres, principalmente de etnia cigana, e que visava reforçar competências pessoais e sociais, com vista a integração na sociedade. “A Cáritas disponibiliza toda a mobilização de vontades e forças para que esta parceria daqui a um ano possa ser avaliada como muito proveitosa e o projeto como tendo muitos frutos, com o envolvimento da própria comunidade cigana”, referiu ainda o Presidente da Cáritas de Coimbra.

António Ferreira, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, reforçou a ideia de que da parceria com a Universidade surgirá o apoio na investigação, referindo que “a ligação de uma instituição de ensino às instituições que atuam no terreno, congrega ações muito importantes para as preocupações da faculdade na área social e por isso não nos podemos alhear. Interessa-nos fazer investigação mas também estar no terreno com as populações, principalmente as que estão em situação de desvantagem”.

A ligação estabelecida com a APCC, que trabalha diariamente com pessoas portadoras de paralisia cerebral, pode potenciar também fatores de integração mútua com as pessoas de etnia cigana. António Silvestre, Presidente da Associação declarou que a instituição “trabalha com uma população muito específica e aqui vai trabalhar com outra também muito específica que é a comunidade cigana. Haverá sempre algo a transportar entre ambos”. Referiu igualmente que a APCC tenta levar os seus utentes à comunidade, “não para terem tratamento espacial mas para lembrar que todos os cidadãos têm os mesmos direitos”.

O CEARTE junta-se ao grupo de parceiros relembrando que aquele Centro “nasceu originariamente da vontade da Cáritas e do IEFP e que por isso a sua responsabilidade para com as pessoas desfavorecidas faz parte da sua matriz identitária”. O Diretor do CEARTE, Luís Rocha, declarou ainda que o CEARTE vai disponibilizar formação em três grandes áreas: “a formação para utentes e equipa técnica, apoio à inovação e apoiar os que quiserem, e puderem, mais tarde vir a desenvolver o seu próprio projeto”, embora consciente de que os resultados não serão certamente “grandes resultados estatísticos, mas antes pequenas mudanças efetivas na vida das pessoas.”

No próximo ano, a Cáritas de Coimbra espera ter já disponíveis os primeiros produtos têxteis da nova linha inovadora e personalizada do CriArte, resultado da união dos esforços desta parceria única, que irá aliar conhecimentos e experiências para potenciar o sucesso do projeto.