Cáritas Coimbra inicia hoje projeto-piloto de Idosos Visitadores

Realizou-se hoje a primeira sessão de formação do projeto-piloto IdoVis – Idosos Visitadores de Outros Idosos, da Cáritas Diocesana de Coimbra. O projeto conta com o apoio e parceria do Ageing@Coimbra e da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

Cáritas Coimbra inicia hoje projeto-piloto de Idosos Visitadores

O projeto conta com o apoio e parceria do Ageing@Coimbra, através do Professor Doutor João Malva e da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, com a participação da Enfermeira Rosa Melo.

Esta sessão inicial contou com um espaço de abertura oficial realizado pelo Presidente da Cáritas de Coimbra, Pe. Luís Costa e foi depois dinamizada pelo Prof. João Malva que falou aos presentes sobre a idade e o processo de envelhecimento, explicando de uma forma acessível e motivadora o funcionamento do cérebro e a importância dos afetos na interação com as pessoas “de idade maior”. Foi uma tarde muito apreciada pelos 21 idosos e cerca de 10 técnicos que irão participar neste projeto durante os próximos meses.

Numa recolha de necessidades informal efetuada em 2015, a Cáritas de Coimbra detetou que o fator apontado como mais necessário foi o do pedido expresso pelos idosos de outras pessoas para conversar e conviver – a necessidade de presença humana e da criação de novos laços de afetos parece ser a grande pedra de toque no aumento da qualidade de vida destas pessoas.

O segundo ponto mais focado foi a necessidade de aumentar a literacia da população idosa no âmbito da saúde. Neste sentido, a hipótese de se utilizar a estratégia da formação reconhecendo o idoso como um cuidador e não como o objeto de cuidados, poderá aumentar a sua capacidade de retenção dos conteúdos, a interiorização dos conceitos e, em última análise, a sua aplicação no contexto da vida diária, incrementando assim o objetivo último de promoção da saúde no idoso.

A somar a esta necessidade, também se destacou o enquadramento de um programa de atividades inovador para os idosos autónomos, com potencial para otimizar a sua qualidade de vida, com vista a um envelhecimento mais ativo.

Da sequência destes 3 vetores de diagnóstico, surgiu a proposta do projeto IdoVis, que irá formar e implementar um grupo de idosos independentes visitadores de pessoas dependentes do Centro Rainha Santa Isabel e do Lar N.ª Sr.ª da Encarnação – equipamentos da Cáritas Coimbra – trazendo uma aproximação mais informal e humana aos utentes destes serviços, que se encontram em situação de isolamento ou sem retaguarda familiar.

No próximo dia 15 irá ter lugar a segunda sessão de formação, a cargo da Enf. Rosa Melo, que irá já treinar os idosos sobre as técnicas de visita e de interação “com humanitude”.