Cáritas e População de Maiorca num Abraço Solidário pelos 25 anos da CT Encontro

No passado dia 13 de Novembro de 2016 a Cáritas Diocesana de Coimbra organizou para a população de Maiorca uma jornada celebrativa dos 25 anos da Comunidade Terapêutica Encontro, que colocou toda a vila em festa.

No passado dia 13 de Novembro de 2016, a Cáritas Diocesana de Coimbra organizou para a população de Maiorca uma jornada celebrativa dos 25 anos da Comunidade Terapêutica Encontro, que teve lugar nas suas instalações, na Igreja Matriz, nas ruas de Maiorca e na Sede da União Filarmónica Maiorquense, pondo toda a vila em festa.

A iniciativa contou com a estreita colaboração das forças vivas da comunidade que, em conjunto com a comunidade Terapêutica, proporcionaram a toda a população um dia de festa, convívio e partilha que a todos encantou, a avaliar pelos ecos que vão chegando.

O dia começou nas instalações da Comunidade Terapêutica com a chegada da Banda Filarmónica que desfilou pelas ruas da terra, em direção à Igreja Matriz, onde abrilhantou a celebração da Eucaristia dominical, em ação de graças, presidida pelo Pároco, P. Joaquim David, que, na homilia, destacou o trabalho feito pela Cáritas ao serviço dos mais pobres e desfavorecidos.

No final, no adro da Igreja, a Banda brindou os utentes com duas das suas mais belas peças musicais.

Depois, a tarde recreativa, na Sede da União Filarmónica, totalmente animada pelo Grupo Musical “Incantus” da freguesia de Avelãs de Cima, concelho de Anadia, uma parceria que muito honra a Comunidade Terapêutica. Este grupo, composto por 30 elementos, musica e interpreta poetas e tradições da sua terra, de cujos versos fazem ecoar mensagens de alegria, esperança e solidariedade.

A festa envolveu mais de trezentas pessoas num abraço de amizade e gratidão, contando com a presença do Presidente da Cáritas Diocesana, da União Filarmónica, da Junta de Freguesia de Avelãs de Cima e da freguesia de Maiorca que, num mesmo sentimento, reforçaram a vontade de continuar a apoiar e promover iniciativas de parceria entre as instituições presentes, fazendo convites mútuos à constituição de parcerias e desenvolvimento de atividades conjuntas que concorram para o bem comum das pessoas que servem.

Não faltaram os testemunhos carregados de emoção de ex-residentes da Comunidade Terapêutica, que consideraram determinante a sua passagem pela mesma, no crescimento alcançado e nas mudanças que conseguiram, a partir dela, introduzir nas suas vidas, no sentido do bem-estar e autonomia de que hoje usufruem e que tanto estimam.

A Comunidade Terapêutica Encontro deixa o seu agradecimento a todos os que participaram na celebração e estiveram presentes para partilharem uma experiência maravilhosa.