Centro Comunitário Nossa Senhora da Boa Viagem

CENTRO COMUNITÁRIO NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM

APRESENTAÇÃO

Nome: Centro Comunitário Nossa Sra. da Boa Viagem

Localização: Rua Professor Cristiano Ribeiro de Sousa, Praia da Leirosa. 3090-484 Marinha das Ondas

Capacidade:

Centro de Dia – 40
Serviço de Apoio Domiciliário – 50
Creche – 33

Tipo de Serviços: Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário, Creche

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA

A Cáritas iniciou o trabalho na Praia da Leirosa em 1984, com um projeto de promoção comunitária e ATL de 1º ciclo.

Em 1998, numa candidatura ao programa comunitário FEDER construiu-se o atual equipamento existente, onde passaram a funcionar o Centro de Dia, Apoio Domiciliário e ATL.

Em 2005 encerra-se o ATL do 1º ciclo e faz-se o pedido da conversão daquele espaço para a criação de uma resposta social de apoio à 1ª infância – creche.

Em 2010, através do programa PARESII, a Cáritas dá início à resposta social de creche.

Em 2011, a Cáritas aproveita a envolvente que o equipamento tem, praia e mata, para criar um espaço dedicado às colónias de férias dos mais novos.

Freguesias abrangidas pelo Serviço de Apoio Domiciliário:

Freguesia

Concelho

Distrito

Marinha das Ondas

Lavos

Paião

Carriço

Pombal

Leira

Grupo-alvo

O serviço de centro de dia e apoio domiciliário destina-se a pessoas com idades acima dos 65 anos, podendo aceitar com menor idade, desde que devidamente fundamentados.

O Centro de Dia destina-se a pessoas com maior grau de autonomia, pois tem ao seu acesso um maior leque de atividades de animação e socialização, procurando proporcionar-lhes um ambiente de convívio e participação, gerador de bem-estar social e pessoal.

O Apoio Domiciliário destina-se a pessoas que por motivo de doença ou limitação seja mais difícil a sua saída de casa, e que necessitem do apoio à satisfação das suas atividades diárias no domicílio.

Serviços disponibilizados

Centro de Dia presta apoio diário aos utentes, que necessitem dos serviços para promover uma qualidade de vida, com uma equipa de apoio permanente.

Possui serviços de transporte para ir buscar e levar o utente a casa; higiene pessoal; tratamento de roupas; higiene habitacional; refeição noturna; alimentação aos fins de semana e feriados; aquisição de bens e serviços; serviços de socialização /animação; psicomotricidade; passeios/excursões; colónias de férias; poderão haver outros serviços de apoio aos utentes desde que solicitados e que exista capacidade de resposta.

O serviço de apoio domiciliário presta os serviços de alimentação de 2ª a domingo; higiene pessoal tendo em conta a dependência do utente; higiene habitacional; tratamento de roupa; aquisição de bens e serviços; animação/ socialização; passeios; colónias de férias, bem como outros serviços de apoio aos utentes desde que solicitados e que exista capacidade de resposta. Estes serviços pretendem promover a autonomia do utente tendo por base a humanização dos serviços.

Existe uma articulação com laboratório de análises clínicas, para que possam ser realizadas as colheitas no centro ou no domicílio do utente, sempre que solicitado.
Temos articulação com fisioterapeuta, que se desloca a casa do utente ou ao centro em sessões programadas.

Articulação com o centro de saúde na programação dos cuidados de saúde (pensos, injetáveis, entre outros de acordo com a disponibilidade e regularidade do tratamento).

INFORMAÇÕES ÚTEIS

O centro funciona de 2ª a 6ª feira das 8h30 às 17h30, e o pedido de informações pode ser feito nas instalações a qualquer hora ou através do telefone 233 959 806.

No pedido de informações será agendado reunião, segundo disponibilidade, onde serão apresentados todos os serviços e apresentadas as condições de funcionamento.

Horário dos serviços:

Centro de dia – 2ª a 6ª das 8h30 às 17h30
Apoio domiciliário – 2ª a 6ª feira das 8h30 às 17h30; Sábados e Domingos das 8h00 às 13h00