Cáritas Coimbra com forte presença na Cimeira Europeia sobre a Inovação para um Envelhecimento Ativo e Saudável

A Cáritas Diocesana de Coimbra teve uma forte presença na Cimeira Europeia sobre a Inovação para um Envelhecimento Ativo e Saudável – 2016 European Summit on Innovation for Active and Healthy Ageing.

A Cáritas Diocesana de Coimbra teve uma forte presença na Cimeira Europeia sobre a Inovação para um Envelhecimento Ativo e Saudável – 2016 European Summit on Innovation for Active and Healthy Ageing, evento organizado pela Comissão Europeia, em cooperação com o Parlamento Europeu e o Comité das Regiões e que decorreu de 5 a 8 de dezembro, em Bruxelas.

No dia 5 de Dezembro, a União Europeia e o Governo do Japão organizaram um evento de Cooperação Global, dedicado à discussão de estratégias para fortalecer a colaboração internacional sobre o envelhecimento ativo e saudável, baseado nas conclusões da reunião dos ministros do G7, Nações Unidas, OMS e OCDE e do G7.

O dia 6 dinamizou um evento de política e estratégia de alto nível, concebido para levar em conta as recomendações feitas no Blueprint sobre a Transformação Digital da saúde e dos cuidados, documento para o qual a Cáritas de Coimbra contribuiu na fase de elaboração.
A Cáritas Coimbra apresentou os benefícios societais dos projetos de inovação digital em Bruxelas, através da participação de Carina Dantas como conferencista no painel TD3, que ilustrou experiências como o GrowMeUp relativamente à adesão da população mais idosa às novas tecnologias, bem como a sua integração no ecossistema do reference site Ageing@Coimbra.

PROGRAMA TD3 People & Communities

No dia 7 de Dezembro o grande ênfase foi para a Parceria Europeia de Inovação para o Envelhecimento Ativo e Saudável, da qual a Cáritas Coimbra é parceira, representada por Carina Dantas e Ana Jegundo nos coordenadores do grupo D4 – Age-friendly Buildings, Cities and Environments.

Neste contexto, Carina Dantas foi novamente conferencista na apresentação do Plano de Inovação 2016-2018 para Ambientes Amigos de todas as Idades, no painel TD18. Foi um painel muito participado, com interação da audiência, com vista à implementação de iniciativas amigáveis para as pessoas idosas por toda a Europa.

PROGRAMA TD 18 Action Groups delivering results

No Salão de Exposições do evento esteve patente, durante todo o Summit, um stand do projeto GrowMeUp, no qual foi possível assistir a demonstrações do robô GrowMu e falar com membros do consórcio do projeto para saber mais informações.
O GrowMu circulou, falou e pode mostrar alguns dos seus serviços aos participantes no evento, pelo que foi alvo de grande interesse e atenção no decorrer de toda a exibição.

O GrowMeUp é um projeto cofinanciado pela União Europeia, no âmbito do programa Horizonte 2020, que visa a criação de um robô inovador cujo objetivo é apoiar pessoas com mais de 65 anos nas suas atividades da vida diária. Envolve oito parceiros de seis países diferentes, um dos quais é a Cáritas Diocesana de Coimbra, liderados pela Universidade de Coimbra.

www.growmeup.eu