22º report da AÇÃO CÁRITAS_Incêndios 2017

A Cáritas de Coimbra assumiu a aquisição de 100 motosserras para apoio às vítimas dos incêndios de outubro. A plataforma “DE MÃOS DADAS” tem 3 pedidos de ajuda identificados para os quais vai encaminhar voluntários. Nas habitações de reconstrução total foram consignados 1.150.071,13€ (105.274,54€ liquidados).

22º report da AÇÃO CÁRITAS_Incêndios 2017

Na vigésima primeira semana de Ação, a Cáritas de Coimbra analisou e avaliou as necessidades que os municípios fizeram chegar, no âmbito das alfaias e máquinas agrícolas, tendo assumido a aquisição imediata de todos os motosserras identificados– cerca de 100 unidades –comunicando às autarquias qual a sua intenção e para que comuniquem a concessão deste apoio às pessoas. Encetou também contatos com os lesados, em articulação com as autarquias, no que concerne às caraterísticas dos tratores e alfaias agrícolas de suporte (freze, charrua, reboque, capinadeira e caixa), para aferir, os casos de efetiva carência destes equipamentos para a sua subsistência e tentar ajustar a resposta às necessidades no presente.

Foi ainda assumido o compromisso de aquisição de material para a construção de um anexo com cerca de 240m2 para albergar mais de 140 ovelhas, dado se tratar de uma situação de subsistência e necessidade de resolução célere.

Dos mais de 500 equipamentos de alfaias e máquinas agrícolas registados, a Cáritas de Coimbra, irá na próxima semana requerer orçamentos para a aquisição de tratores e algumas alfaiais, necessárias à laboração, no sentido de aferir o compromisso a assumir neste âmbito. Intentará ainda abordagem junto das pessoas que perderam alfaias, exceto tratores, para agregar os pedidos por ordem de necessidades e assim balizar a ajuda, dentro dos valores de que dispõe.

A plataforma “DE MÃOS DADAS” continua online disponível para aproximar e agilizar a ajuda das pessoas. Neste espaço estão identificados os pedidos de ajuda, mas também as ofertas de ajuda para as zonas afetadas pelos incêndios. Até ao momento estão identificados três pedidos de ajuda para os quais nos próximos dias vão ser encaminhados voluntários.

No passado sábado, realizou-se a Taça Portugal Solidário, em Albufeira, com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, cujos donativos no valor de 41.500,00€ serão confiados à Cáritas de Coimbra para o apoio às vítimas dos incêndios. Em nome de todos os que beneficiarão com esta generosidade, um sentido obrigado.

Mais de duas dezenas de pessoas – Técnicos e Voluntários da Cáritas de Coimbra, com a ajuda de voluntários da Cáritas de Leiria -, estiveram no centro operacional, em Pedrogão Grande, para organizar e preparar o espaço onde irá ter lugar a “Entrega de bens à população”, no dia 27 de novembro. Esta iniciativa tem como objetivo prover as pessoas de roupa de inverno e outra, produtos de higiene pessoal e produtos de higiene e limpeza das habitações. Decorrerá no Centro Paroquial, das 10:00 às 17:00.

As intervenções referentes às habitações de reconstrução total consignadas no âmbito do COMPROMISSO CÁRITAS | Incêndios junho, têm decorrido dentro do expetável, dando indicadores positivos de término no timing definido. Até ao momento, ao nível da estrutura das habitações, foram já consignados 1.150.071,13€, dos quais 105.274,54€ foram liquidados.

Os produtos angariados nesta ação somam 56.531 bens e os produtos entregues às famílias e pessoas vítimas dos incêndios totalizam 22.874 unidades. Os donativos em numerário referentes aos incêndios de junho somam 1.796.125,56€ e os relativos aos incêndios de outubro contabilizam, à data, 300.733,61€.

Cinco meses volvidos da primeira tragédia dos incêndios na zona centro, a Cáritas de Coimbra continua disponível e a apoiar, diariamente, as pessoas e comunidades afetadas nos 17 concelhos da Diocese de Coimbra, sempre que é solicitada e tenha possibilidades de intervir.

A Cáritas de Coimbra louva a solidariedade e generosidade de todos os portugueses e as diversas iniciativas promovidas até ao momento. A todos, OBRIGADO!

Cáritas Coimbra_Incêndios 2017: Mapa de Donativos em numerário (actualizado às 17h00m de 17.11.2017)

Cáritas Coimbra_Incêndios 2017: Mapa de Donativos em espécie (actualizado às 00h00m de 11.11.2017)

Cáritas Coimbra_Incêndios 2017: COMPROMISSO CÁRITAS_HABITAÇÕES (19.11.2017)

Contatos da Cáritas de Coimbra nesta ação:

– Responsável no terreno (Incêndios de junho):

Mariana Figueiredo

e-mail: marianafigueiredo@caritascoimbra.pt

telemóvel: 968772974

– Responsáveis no terreno (Incêndios de outubro):

Margarida Carvalho

e-mail: margaridacarvalho@caritascoimbra.pt

telemóvel: 925763653