23º report da AÇÃO CÁRITAS_Incêndios 2017

Cáritas de Coimbra lançou concurso para aquisição de tratores e alfaias agrícolas. Esta semana serão entregues às autarquias cerca de 120 motosserras. Assumiu a ajuda na reconstrução de 2 anexos para abrigar mais de 300 cabeças de gado. Hoje realiza-se a “Entrega de bens à população”, em Pedrogão Grande.

23º report da AÇÃO CÁRITAS_Incêndios 2017

Na vigésima segunda semana de Ação, a Cáritas de Coimbra, lançou um concurso para aquisição de 15 tratores e 26 alfaias agrícolas, num investimento previsível de cerca de 240.000,00€, a juntar ao investimento na ordem dos 20.000,00€ com a aquisição de cerca de 120 motosserras. O concurso foi lançado após confirmar junto das autarquias e lesados dos incêndios de outubro as caraterísticas dos equipamentos danificados e terá duração até dia 30 de novembro, sendo expetável que até ao final da semana possamos definir a 1º fase do Compromisso Cáritas neste âmbito. Prevê-se no entanto que exista uma 2ª fase para fazer face a necessidades que existem mas cuja identificação ainda carece de informação por parte as autarquias.

Tendo conhecimento de mais uma situação urgente de resolução para garantir a subsistência de uma família, a Cáritas de Coimbra assumiu o Compromisso de aquisição de material para a construção de mais um anexo com cerca de 240m2. Totaliza até ao momento o apoio na construção de 2 anexos para animais, traduzido em quase 500m2 e no resguardo de mais de 300 cabeças de gado.

Esta semana serão rececionados os motosserras adquiridos em conformidade com as necessidades referenciadas, sendo desejo da Cáritas de Coimbra fazer a sua entrega até ao final da semana, em função da disponibilidade das autarquias para a sua receção.

Prosseguem os contatos com os técnicos das autarquias afetadas de forma a obter atualização das necessidades, enquadradas no âmbito do Compromisso Cáritas, mas também outras carências para as quais consiga encaminhar Voluntários e outras pessoas ou empresas que nos comunicam disponibilidade de donativos de material e recursos humanos.

Hoje, a Cáritas de Coimbra, promove, entre as 10:00 e as 17:00, a “Entrega de bens à população”, no Centro Paroquial de Pedrogão Grande, com o objetivo de prover as pessoas de roupa de inverno e outra, produtos de higiene pessoal e produtos de higiene e limpeza das habitações.

As intervenções nas habitações de reconstrução total confiadas no âmbito do COMPROMISSO CÁRITAS | Incêndios junho, prosseguem com acompanhamento diário dos técnicos de construção civil da Cáritas de Coimbra. Regista, ao nível da estrutura, um investimento de 1.150.071,13€, dos quais 134.228,97€ estão liquidados.

Os produtos angariados nesta ação somam 56.534 bens e os produtos entregues às famílias e pessoas vítimas dos incêndios totalizam 22.874 unidades. Os donativos em numerário alocados aos incêndios de junho juntam 1.796.125,56€ e os referentes aos incêndios de outubro inscrevem, à data, 302.810,61€.

A Cáritas de Coimbra reitera a disponibilidade e apoio junto das pessoas e comunidades afetadas nos 17 concelhos da Diocese de Coimbra, sempre que é solicitada e revista de possibilidades para intervir.

Cáritas Coimbra_Incêndios 2017: Mapa de Donativos em numerário (actualizado às 17h00m de 24.11.2017)

Cáritas Coimbra_Incêndios 2017: Mapa de Donativos em espécie (actualizado às 00h00m de 25.11.2017)

Cáritas Coimbra_Incêndios 2017: COMPROMISSO CÁRITAS_HABITAÇÕES (27.11.2017)

Contatos da Cáritas de Coimbra nesta ação:

– Responsável no terreno (Incêndios de junho):

Mariana Figueiredo

e-mail: marianafigueiredo@caritascoimbra.pt

telemóvel: 968772974

– Responsáveis no terreno (Incêndios de outubro):

Margarida Carvalho

e-mail: margaridacarvalho@caritascoimbra.pt

telemóvel: 925763653