Cáritas Coimbra propõe rede temática da Comissão Europeia para 2018

A Cáritas Diocesana de Coimbra tem atualmente em votação uma proposta para Rede Temática da Comissão Europeia para 2018, com o tema Smart Healthy Age-Friendly Environments.

A Comissão Europeia lançou um convite à apresentação de propostas sobre Redes Temáticas para 2018 que terminou em 16 de novembro. Dez propostas estão agora em votação até 7 de dezembro, na Plataforma de Política de Saúde da União Europeia. A Comissão tomará a decisão final e anunciará as quatro novas redes temáticas selecionadas até ao início de 2018.

A Rede proposta pela Cáritas Coimbra tem como objetivo discutir e facilitar a criação de ambientes saudáveis e amigáveis para todas as idades, através da utilização de novas tecnologias, como uma prioridade para a política de 2018, com vista à produção de uma Declaração de Participação (Join Statement) sobre este assunto.

A revitalização das iniciativas de Envelhecimento Ativo e Saudável (preparando pós-2020) implicará discussões de alto nível entre diferentes grupos, redes, DG, EIPs e até organizações internacionais, compreendendo a interdependência simbiótica dessas matérias com uma Europa Saudável e Competitiva. Esta Rede Temática pretende criar um alinhamento político de alto nível de todas essas redes e iniciativas para assuntos de envelhecimento. Alinha-se com as prioridades da Saúde da UE na criação de sinergias que irão aumentar a qualidade, a inovação e a sustentabilidade para a implementação de melhores sistemas de saúde e cuidados, crescimento econômico e saúde sustentável, em linha com o Projeto de Transformação Digital de Saúde e Cuidados.

De momento a proposta da Cáritas de Coimbra encontra-se a liderar a votação de forma confortável, mas todo o apoio é essencial, pelo que se apela ao voto através da EU Health Policy Platform – https://webgate.ec.europa.eu/hpf/ – rede Agora – tópico NEW poll – Expression of interest & support: Cycle 3 – Thematic Networks 2018 (Deadline: Thursday 7 December).