CENTRO SOCIAL S. PEDRO

Creche – 30 crianças dos 3 meses aos 3 anos de idade
Centro de Dia – 40 utentes
Serviço de Apoio Domiciliário – 60 utentes

Tipo de resposta: Proporciona apoio à primeira infância e à população idosa. Possui Creche, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário.

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA

O Centro Social S. Pedro surge em 1990, após um excelente trabalho comunitário que a Cáritas de Coimbra fez com o Grupo Socio-Caritativo do Bairro do Ingote. Inaugurou com as respostas sociais de Centro de Dia e ATL.

Em 1991 criou-se o Serviço de Apoio Domiciliário e em 1995 inaugurou-se a Creche.

Em 2010 o Centro festejou com a comunidade os 20 anos. Em 2013 dá resposta a: 60 idosos em SAD, 31 em CD, 30 crianças em Creche e 25 agregados familiares no projeto Cantina Social.

FREGUESIAS ABRANGIDAS PELO SERVIÇO DOMICILIÁRIO

Freguesia

Concelho

Distrito

Eiras

S. Paulo de Frades

St.ª Cruz

GRUPO-ALVO:

Serviço de Apoio Domiciliário

São destinatários pessoas maiores de 65 anos (em casos excecionais poderão ser admitidas pessoas com idade inferior), que por motivos de doença, deficiência ou outro impedimentos, não possam assegurar temporária ou permanentemente a satisfação das suas atividades básicas e/ou atividades da vida diária.

Centro de Dia

Acolhe pessoas maiores de 60 (em casos excecionais poderão ser admitidas pessoas com idade inferior), procurando proporcionar-lhe um são ambiente de convívio e de participação, gerador de bem-estar social e pessoal.

SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS

Centro de Dia com apoio diário à população idosa. Possui uma Animadora Social permanente, transporte para ir levar e buscar o utente, higiene pessoal, tratamento de roupas, higiene habitacional, refeição noturna, alimentação aos fins de semana e feriados, aquisição de bens e serviços, animação, passeios, colónias de férias.

Serviço de Apoio Domiciliário com apoio diário à população idosa. Processa-se no domicílio do utente e tem os serviços de: higiene pessoal diária / bi-diária, tratamento de roupa, alimentação todos os dias da semana (fins de semana e feriados) higiene habitacional e animação interna.

O Centro de Dia e SAD possui cabeleireiro e ginástica gereontológica.

Cantina Social para apoio a famílias carenciadas através de refeições (almoço).

INFORMAÇÕES ÚTEIS

As inscrições são realizadas nas instalações do Centro Social S. Pedro, no setor administrativo, onde devem ser entregues os documentos e comprovativos necessários. O horário de atendimento é das 9h-13h e das 14h às 17h30 (à 2ªF até as 18h). A resposta às candidaturas é dada no espaço de uma semana.

O Centro de Dia funciona das 8h30 às 18h, sendo que a partir das 16h30 encerram as atividades e processa-se o transporte de utentes a casa.

O Apoio Domiciliário funciona das 8h30 às 13h30 e das 15h às 17h30 / 18h.

Aos fins de semana e feriados efetuam-se da parte da manha, a partir das 8h as higienes pessoais aos idosos e a entrega de alimentação entre as 11h30 e as 12h30.