“Sozinhos vamos mais rápido, Juntos vamos mais longe” – Ação de Formação

No passado dia 24 de março, no âmbito do Plano de Ação de 2017, a equipa da Clínica de Medicina Física e Reabilitação, do Centro Rainha Santa Isabel, equipamento Cáritas de Coimbra, promoveu uma ação de formação. A iniciativa foi dirigida para todos os colaboradores do Centro e intitulada “Sozinhos vamos mais rápido, Juntos vamos mais longe”.

Esta ação, brilhantemente ministrada pelo Professor Sérgio Carvalho, docente de Filosofia e Educação Moral Religiosa e Católica, no Colégio Rainha Santa Isabel, tinha como principal objetivo o incentivo ao trabalho de equipa.

Para uma plateia cheia e atenta, o Professor Sérgio salientou a diferença entre um grupo de pessoas e uma Equipa e a importância do trabalho em equipa, para um bom ambiente de trabalho e para uma boa qualidade dos serviços. Explicou, também, os três pilares essenciais para um bom trabalho em equipa: Comunicação (verbal e não verbal), Auto-conhecimento (auto-confiança) e Liderança (não necessariamente oficial).

Por último, mas não menos importante, destacou a necessidade de um papel ativo de cada elemento na promoção de um bom trabalho de equipa, não só através da capacidade de saber ouvir o próximo, de saber colocar-se no lugar/papel do outro, mas também através do desenvolvimento interno de valores e competências necessários, tais como a auto-estima e a gestão de emoções.

Estiveram presentes elementos de todos os setores do Centro Rainha Santa Isabel, que foram cativados pela postura dinâmica do formador, que os presenteou com uma formação não só teórica, mas com exemplos e exercícios práticos, essenciais para um melhor entendimento desta temática tão importante.