Cáritas Coimbra visita habitações reconstruídas nos incêndios de Junho 2017

A Cáritas Diocesana de Coimbra esteve desde a primeira hora junto das populações vítimas dos incêndios de junho de 2017, que ceifou vidas, bens pessoais e materiais às pessoas/famílias de Pedrogão Grande, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Góis e Pampilhosa da Serra, apoiando a população na resposta às necessidades básicas e urgentes e fazendo chegar às pessoas, através das equipas de Colaboradores Cáritas e Voluntários, os donativos que chegaram de todo o país e do estrangeiro.

Assumiu também o compromisso da reconstrução total e parcial de algumas habitações danificadas pelos incêndios em parceria com as entidades estatais, Câmaras Municipais, CCDRC e numa articulação próximas com as famílias atingidas e atribuídas ao compromisso Cáritas de Coimbra.

Encontrando-se terminadas as reconstruções das habitações, estando algumas já habitadas pelas famílias e outras prontas para ser habitadas, a Cáritas de Coimbra entende que é o momento para realizar um gesto simbólico de visita e entrega de todas as habitações que lhe foram confiadas, principalmente as de reconstrução total.

Irá assim, no dia 18 de dezembro, fazer uma visita às habitações reconstruídas, na qual contará com a presença do Sr. Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, bem como dos vários parceiros desta missão. A visita inicia-se pelas 10.00h na povoação da Barraca da Boavista.

Após a visita, os participantes irão participar na Eucaristia na Igreja Matriz de Pedrogão Grande, pelas 19.00h, e por fim será formalizado o ato de entrega das habitações aos proprietários durante um jantar convívio com as famílias envolvidas.

Esta grande iniciativa só foi possível com o contributo e congregação de esforços de várias entidades e gentes do nosso País. Juntos representámos uma maravilhosa ocasião de humanidade e generosidade junto daqueles que realmente precisavam.

Neste mesmo espírito, com simplicidade e alegria, vem a Cáritas de Coimbra, agradecer todo a colaboração e celebrar o regresso destas pessoas/famílias à normalidade e tranquilidade que desejam e merecem.